Governo do Tocantins promove Webinário sobre Atenção à Saúde no Sistema Prisional

Evento é destinado a profissionais envolvidos na saúde em estabelecimentos penais
por Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins
Evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Seciju, é realizado nesta terça-feira, 16 - Foto: Divulgação file_download

Com o objetivo de ampliar as habilidades e as competências dos profissionais do Sistema Penal na promoção da atenção integral à pessoa privada de liberdade, ocorre nesta terça-feira, 16, o Webinário Saúde no Sistema Prisional no Estado do Tocantins. O evento virtual é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

O Webinário ocorre a partir das 14h30, via Plataforma Zoom, sendo coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde/Diretoria de Atenção Primária da SES e pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, por meio da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso.

O público-alvo é composto pelas equipes de atenção primária prisional, por profissionais do Sistema Penal, gestores municipais e coordenadores da atenção básica, coordenadores de enfermagem, além de profissionais das unidades hospitalares. Além do debate sobre o tema, o evento tem o intuito de reunir atores envolvidos na rede de cuidados dos custodiados, bem como apresentar experiências exitosas no cuidado à saúde no ambiente carcerário, com os casos de sucesso da Unidade de Segurança Máxima de Cariri do Tocantins e da Unidade Penal Feminina de Ananás.

“Somos parceiros da SES, juntamente com representantes da área de saúde dos municípios, e a intenção do evento é a conscientização dos atores envolvidos no trabalho de saúde no ambiente prisional, visto que as pessoas privadas de liberdade, por vezes parecem invisíveis à sociedade, também são sujeitos de direitos e deveres, e o direito da saúde é primário, básico e elementar. Por isso, queremos trazer o olhar de melhorar e dar o devido acesso para execução do que é previsto em lei”, explica a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, Sandra Veloso.

Além de profissionais da Saúde e da Seciju, o Webinário contará com representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento Penitenciário Nacional.

Palestras

A palestra Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp), na visão do Ministério da Saúde, será ministrada pela analista técnica na Coordenação de Saúde no Sistema Prisional do Ministério da Saúde, Karla Pessoa Martins.

O coordenador de Saúde do Departamento Penitenciário Nacional, Rodrigo Lopes, palestrará sobre Saúde Prisional e as Ações realizadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Por sua vez, as Experiências exitosas dos municípios Ananás/TO e Cariri/TO, expondo o processo de trabalho das Equipes Municipais e os desafios na execução da política na Cadeia feminina de Ananás, serão apresentadas por Jessica Lopes e Luana Menezes, da Unidade de Segurança Máxima de Cariri.

Como participar

Para participar do evento, acesse o link direto para a sala na Plataforma Zoom https://conasemsbr.zoom.us/j/88397969462?pwd=UXMrODlTTmxjMXpoUHAzSkxoUWV5QT9 , com o ID 883 9796 9462 e a senha de acesso: 532249. Se acessar pelo celular, baixe o aplicativo Zoom Cloud Meetings.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate