Governo do Tocantins doa terreno para construção da Estação Elevatória de Esgoto no Case de Palmas

Ação proporcionará melhorias no saneamento básico para a população do Jardim Taquari, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e servidores do Case
por Marcos Miranda/Governo do Tocantins
-
Obra vai proporcionar melhores condições ambientais e de saúde aos adolescentes e a toda população do Jardim Taquari, em Palmas - Foto: Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins segue com investimentos estruturais no Estado, desta vez, com o início da construção da Estação Elevatória de Esgoto no terreno do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case), no Jardim Taquari. A obra teve início no dia 27 de setembro pela Concessionária de água BRK Ambiental, com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que doou o terreno para construção da Estação.

O secretário da Pasta, Heber Fidelis, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins em equipar as unidades socioeducativas para garantir os direitos plenos aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. “A obra, em parceria com a BRK, vem para beneficiar a todos, tanto a comunidade local quanto os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e os servidores que ali atuam, além de trazer a resolução de problemas sociais, ambientais e jurídicos referentes ao esgoto nas duas unidades. Seguindo determinações do governador Mauro Carlesse, estamos focados na reestruturação das unidades socioeducativas com o objetivo de dispor de um ambiente cada vez mais seguro para todos”, frisa o gestor da Seciju.

O gerente do Sistema Socioeducativo, Allen Monteiro, falou sobre o olhar da Gestão Estadual para as unidades socioeducativas. “Um dos principais objetivos da gestão do secretário Heber Fidelis tem sido buscar melhorias para as unidades também em infraestrutura, o que reflete na promoção da saúde dos adolescentes internados e dos servidores”, destaca.

A obra

A articulação da construção foi realizada pelo setor de obras da Seciju com a concessionária de água BRK Ambiental. “A Seciju doou parte do terreno do Case para a instalação e a construção da Estação Elevatória de Esgoto pela BRK, que tem o objetivo atender toda a região do Taquari. A Seciju também está atuando no apoio operacional relativo à manutenção das questões ambientais e sanitárias existentes referentes a esta obra”, explica o gerente do setor de obras, Obede Batista Barbosa.

No que se refere ao contexto ambiental, o gerente ressaltou que essa obra trará uma série de benefícios, atingindo a população interna do Case e Centro de Internação Provisória de Palmas instalados no terreno, assim como a população do bairro como um todo. “É importante frisar que o tratamento de efluentes integra um rol de serviços essenciais para o saneamento básico de uma região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da mesma. Desta forma, o atendimento do esgotamento de Taquari como também das unidades socioeducativas virá ao encontro da Política Nacional de Saneamento Básico”, destaca Obede Batista Barbosa.

“Destacamos que a obra, que tem previsão de 90 dias para ser finalizada, contribuirá com a resolução de diversas questões quanto ao esgoto daquelas unidades socioeducativas”, finaliza o gerente do setor de obra.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Obra, sob responsabilidade da BRK Ambiental, tem previsão de término em 90 dias - Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up