Em Peixe, Ruraltins atende agricultores para elaboração de projetos de acesso ao crédito rural

Ações fazem parte do programa Mutirão do Agrocrédito com a finalidade de impulsionar cadeias produtivas na agricultura familiar
por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
-
Em Peixe, Ruraltins atende agricultores para elaboração de projetos de acesso ao crédito Rural - Foto: Governo do Tocantins file_download

Durante toda esta semana, de 8 a 12 de novembro, equipes de extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) visitam algumas propriedades rurais dos municípios de Peixe e Santa Rita para o Mutirão do Agrocrédito, programa de incentivo ao agricultor familiar para acesso ao crédito rural.

A abertura oficial do programa ocorreu na manhã desta terça-feira, 9, com a presença do presidente do órgão rural, Fabiano Miranda; do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves; do prefeito Augusto Cezar Pereira, além de vereadores e extensionistas do Ruraltins.

O evento contou com a participação de cerca de 100 produtores do Projeto de Assentamento São José, que receberam orientações sobre o acesso ao crédito e a emissão da Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Na ocasião, o gestor Fabiano Miranda reforçou o empenho e a preocupação do Governo do Tocantins em dar condições aos agricultores familiares de melhorarem sua produtividade e, assim, garantir renda e sustento dessa produção. “Estamos retomando o Mutirão do Agrocrédito, para que o produtor tenha a opção de obter crédito, com juros baixos, e assim faça os investimentos que precisa na sua propriedade. O Ruraltins está empenhado em prestar toda assistência ao produtor interessado, desde a elaboração do projeto de crédito até o acompanhamento da atividade proposta. Além disso, o Governo está com outras ações que reforçam este trabalho, como o programa Mesa Farta, que vai beneficiar 8 mil famílias da agricultura familiar com a distribuição de 2,2 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão".

O prefeito de Peixe, conhecido com Cezinha, também aproveitou o momento para destacar as potencialidades do município para desenvolvimento de cadeias produtivas como a piscicultura e a mandiocultura. “Temos um vasto potencial produtivo. O município de Peixe é contemplado com um espelho de água muito grande, que é o lago da Usina Peixe Angical, e que hoje é liberado para a criação de tilápia. O que precisamos é aproveitar essa oportunidade para fazer um projeto robusto que envolva um grupo organizado de produtores, possibilitando a geração de renda e o desenvolvimento social e econômico do nosso município”, informou, acrescentando que o município conta ainda com terras produtivas para o cultivo de mandioca e seu beneficiamento.

Visitas

Em Peixe, a equipe da Regional de Gurupi segue com as visitas aos agricultores familiares dos projetos de Assentamentos (PA) São José, Lagoa do Romão e Vila São Miguel, que juntos somam mais de 70 famílias rurais.

Uma das famílias a receber a equipe para dar início ao processo de elaboração do projeto de crédito foi o casal Raimundo Nonato Alves Lima e Eliane Rodrigues, da chácara Boa Esperança. Com área de 42 hectares, eles trabalham com criação de gado, pequeno rebanho de 10 cabeças, e também com o cultivo de mandioca na produção e na venda de farinha. “Aqui, nossa intenção com o financiamento é realizar a formação de mais um alqueire de pasto, fazer mais uns 2 km de cerca e adquirir mais umas 10 cabeças de gado. Quero investir na criação de gado, porque eu acho que, com gado, a gente não erra, porque para aqui mesmo [região], o forte é cria de gado e mandioca”, explicou o produtor.

Ainda nas visitas, a equipe atendeu o casal de produtores Iraides Gonçalves Martins e Cícero Décio Martins Fortes, também do Assentamento São José, chácara El Shaddai. Na proposta, estão previstas a reforma de pastagens e do galinheiro e o cultivo de mandioca.

Em Santa Rita, a equipe programou as visitas aos assentamentos São Judas e Lago Verde, onde serão atendidas cerca de 30 propriedades. Já a próxima ação do Mutirão será em Recursolândia, entre os dias 22 e 26 de novembro.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Produtores locais receberam orientações sobre o acesso ao crédito e emissão da DAP - Governo do Tocantins file_download
Na abertura, Fabiano Miranda reforçou o empenho e a preocupação do Governo do Tocantins em dar condições aos agricultores familiares de melhorar sua produtividade - Governo do Tocantins file_download
Ações fazem parte do programa Mutirão do Agrocrédito com finalidade de impulsionar cadeias produtivas na agricultura familiar - Governo do Tocantins file_download
O prefeito de Peixe, conhecido com Cezinha, também aproveitou o momento para destacar as potencialidades do município para desenvolvimento de cadeias produtivas como a piscicultura e a mandiocultura - Governo do Tocantins file_download
keyboard_arrow_up