Educação realiza reunião voltada para assessores dos ensinos fundamental e médio e orientadores educacionais

Reunião integra a Agenda da Aprendizagem 2021 e atende profissionais das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes
por Cláudio Paixão/Governo do Tocantins
Os assessores dos ensinos fundamental e médio e os orientadores educacionais foram divididos em grupos para participação de formações específicas - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou nesta terça-feira, 28, reunião da Agenda da Aprendizagem 2021, voltada para os assessores dos ensinos fundamental e médio e orientadores educacionais das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs), na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

A iniciativa visa fortalecer o trabalho dos profissionais com as equipes gestoras das unidades escolares frente aos desafios da composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, considerando as etapas de ensino e a aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, já foram realizadas várias outras reuniões que integram a Agenda da Aprendizagem. “Já fizemos formações com os titulares das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes, as equipes gestoras das unidades escolares e os assessores de Língua Portuguesa e Matemática. O foco é a aprendizagem e o enfrentamento do abandono escolar”, pontuou.

Na ocasião, a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, destacou o empenho dos profissionais das unidades para combater a evasão, bem como frisou o desenvolvimento da aprendizagem. “Desde o início da pandemia, o trabalho dos profissionais tem sido intenso. Esse feedback proporcionado pela Agenda da Aprendizagem é necessário para motivar a equipe a dar continuidade ao trabalho de resgate dos estudantes, além de proporcionar o diálogo, reforçar o trabalho alinhado para diagnósticos sobre o processo de ensino e aprendizagem para a proposição de ações estratégicas que visam à melhoria do trabalho e dos indicadores”, ponderou.

Participantes

A assessora de ensino fundamental da DRE de Palmas, Iraneide Borges, destacou que os encontros formativos são fundamentais para os profissionais que atuam com as unidades de ensino. “É um momento de socialização e de atualização para seguirmos em frente fazendo o nosso trabalho, de forma cada vez melhor, em prol da educação do nosso Estado”, ressaltou.

Para a orientadora educacional da DRE de Guaraí, Josiani Leisi Bosso Moura, o encontro possibilita o esclarecimento de dúvidas em relação às propostas da Agenda da Aprendizagem 2021. “Esse momento fortalece o trabalho que desenvolvemos, tanto pelas informações repassadas quanto pelas experiências compartilhadas, com foco nos resultados dos nossos alunos”.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Adriana Aguiar destacou o empenho dos profissionais das unidades para combater a evasão e para desenvolver a aprendizagem - Lucas Sousa/Governo do Tocantins
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, destacou o objetivo da formação - Marcio Vieira/Governo do Tocantins