Educação Estadual e prefeitura de Palmeirópolis firmam parceria para gestão compartilhada de polo de educação a distância UAB e E-tec

Com iniciativa pioneira, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes ofertará suporte na manutenção e na gestão do polo da UAB em Palmeirópolis
por Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
A partir de agora, a manutenção e gestão do Polo da UAB em Palmeirópolis passam a ser compartilhadas entre o Estado e a prefeitura - Foto: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, e o prefeito de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura Júnior, assinaram nesta quarta-feira, 7, o Acordo de Cooperação para a manutenção do polo de Educação a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e E-Tec Brasil, em Palmeirópolis.

A iniciativa é pioneira no Tocantins e visa oferecer apoio ao município. Com a parceria, as responsabilidades da gestão e da manutenção do polo passam a ser compartilhadas entre a Seduc e a prefeitura de Palmeirópolis.

“Esse é um projeto-piloto de grande relevância na oferta da formação aos nossos educadores e que irá beneficiar profissionais tanto da rede estadual, quanto da municipal. São iniciativas desta natureza que reafirmam a gestão municipalista do Governo do Tocantins”, ratificou Adriana Aguiar.

O prefeito Bartolomeu revelou a satisfação de ter sua solicitação atendida. “A educação está passando por um processo de reinvenção e estamos muito felizes em poder contar com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seduc, nessa iniciativa inédita”, enfatizou.

Sistema UAB

O sistema da UAB no Tocantins funciona por meio dos esforços dos governos Federal e Estadual e Municipal, além das instituições ofertantes dos cursos de educação superior direcionados aos professores das duas redes: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Universidade de Brasília (UNB).

Além do polo de Palmeirópolis, o Governo Estadual mantém outros 16 polos da UAB em diversas regiões do Tocantins, possibilitando a formação dos profissionais da área da Educação.

Presenças

Também estiveram presentes durante a assinatura do Acordo de Cooperação, a superintendente de Educação Científica e Tecnológica e Profissional da Seduc, Maria de Lurdes Macêdo; a gerente de Educação a Distância da Seduc, Maria da Conceição Ranke; e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Robson Vila Nova Lopes.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

No Tocantins, o sistema da UAB no Tocantins é ofertado em parceria dos governos Federal e Estadual e Municipal, além das instituições de educação superior - Elias Oliveira/Governo do Tocantins
Adriana Aguiar destacou a importância da formação para os educadores e da gestão estadual municipalista - Elias Oliveira/Governo do Tocantins