Detran promove ações para orientar motoristas e pedestres na volta às aulas em Palmas

Agentes de trânsito atuam próximo à entrada das unidades de ensino, orientando condutores e pedestres
por Celso Gick/Governo do Tocantins
As equipes permanecem nas vias públicas nas imediações das escolas, principalmente, nos horários de maior movimento, procedendo abordagens educativas e coercitivas - Foto: Félix Carneiro/Governo do Tocantins

Equipes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) estão realizando um conjunto de ações com o intuito de reforçar a segurança no trânsito na volta às aulas dos estudantes de escolas públicas e particulares, em Palmas.

Os agentes de trânsito atuam próximo à entrada das unidades de ensino, orientando condutores e pedestres. Com esse propósito, as equipes permanecem nas vias públicas nas imediações das escolas, principalmente, nos horários de maior movimento, procedendo abordagens educativas e coercitivas.

A iniciativa tem a finalidade conscientizar condutores sobre o respeito à faixa de pedestre, uso do cinto de segurança, transporte correto de crianças e parada ou estacionamento de veículos. Os agentes trabalham para que sejam cumpridas as normas de circulação e condução, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, Matorama Silva, as viaturas ficam estacionadas nas adjacências das escolas nos horários de maior fluxo de veículos e pedestres, enquanto os fiscais organizam o trânsito, além de realizarem abordagens educativas e coercitivas. “A finalidade das ações é proporcionar segurança a todos os envolvidos nesse processo de retorno às aulas, sempre com o foco de evitar que alunos sejam expostos a situações de perigo”, explicou.

De acordo com o presidente do Detran/TO, Cláudio Alex Vieira, as ações direcionadas a reforçar a segurança viária fazem parte das incumbências do órgão. “É uma das nossas preocupações e queremos que a retomada das atividades escolares aconteça na maior tranquilidade possível”, afirmou.

O retorno às aulas no segundo semestre teve início neste mês em formato híbrido nas escolas das redes estadual e municipal. Nesta nova fase, uma parte dos alunos assiste às aulas presencialmente e outra participa das atividades de forma on-line.

Além de Palmas, as cidades de Araguaína, Gurupi, Araguatins e Guaraí também participarão das ações.

O Governo do Estado, por meio do Detran/TO, reforça seu compromisso com a sociedade e, via programa de educação para o trânsito, trabalha para proporcionar conhecimento e conscientização para jovens e crianças, construindo mais segurança viária e responsabilidade de condutores e pedestres.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

A iniciativa tem a finalidade conscientizar condutores sobre o respeito à faixa de pedestre, o uso do cinto de segurança, o transporte correto de crianças e a parada ou o estacionamento de veículos - Félix Carneiro/Governo do Tocantins
Os agentes trabalham para que sejam cumpridas as normas de circulação e condução, conforme o Código de Trânsito Brasileiro - Félix Carneiro/Governo do Tocantins