Combate ao racismo é tema de debate da 2ª Edição da Campanha de Educação em Direitos Humanos realizada nesta quinta, 18

Inscrições seguem abertas para interessados na certificação, mas a transmissão ao vivo do evento será aberta para toda a população
por Márcia Rosa/Governo do Tocantins
-
A palestra é aberta ao público em geral e integra uma das sete edições da Campanha do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos - Foto: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins file_download

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizará nesta quinta-feira, 18, a partir das 9 horas, a 2ª Edição da Campanha Estadual de Educação em Direitos Humanos, com o tema Direitos Humanos e Combate ao Racismo. Os interessados em receber certificado de participação ainda podem se inscrever por meio deste link. O evento será transmitido abertamente para toda a população pelo Canal do Youtube da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), parceiro da Campanha.

Nesta 2ª edição da Campanha, a mesa-redonda mediada pela jornalista Maju Cotrim contará com a participação do professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Eduardo José Silva Lima; do ex-diretor de Combate ao Racismo da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e estudante de Direito da Universidade Estadual do Goiás (UEG), Iã Alves; e do advogado e secretário-geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB/TO, Cristian Ribas.

O conselheiro do CEDDH e professor da Unitins, Eduardo Lima, explica que o preconceito racial está enraizado na sociedade e precisa ser combatido. “O enfrentamento a essa desigualdade social é uma questão urgente que precisa ser debatida, visto que interfere diretamente na vida de pessoas negras e indígenas, impedindo ou dificultando o acesso a direitos constitucionais como saúde, moradia, educação, alimentação, lazer, segurança e trabalho. Dessa forma, a Campanha, em parceria com a Unitins, se torna um espaço propício para essa profunda discussão de enfrentamento à prática”, frisa.

Edições da Campanha

A Campanha está sendo realizada em sete edições abordando temáticas ligadas ao combate ao racismo; intolerância religiosa; direitos das mulheres; direitos ambientais; combate à LGBTQIA+FOBIA e preconceito geracional contra crianças, adolescentes e idosos.

Conselho

A entidade é um órgão de caráter permanente e deliberativo, vinculada à Seciju pela Lei vigente n° 1.946, de 4 de julho de 2008, com a finalidade de elaborar, coordenar e fiscalizar a política estadual de direitos humanos. É constituída por diversas entidades representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e de entidades não governamentais ligadas aos Direitos Humanos, como a Seciju, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); o Ministério Público Estadual; a Universidade Estadual do Tocantins, entre outros.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

keyboard_arrow_up