Servir destaca a importância da campanha realizada em alusão ao Novembro Azul

O intuito é incentivar os mais de 15 mil beneficiários homens à prevenção
por George Gomes/Governo do Tocantins
-
Em 17 de novembro é celebrado anualmente o Dia Mundial Combate ao Câncer de Próstata - Foto: Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins file_download

O Servir atende hoje, mais de 15 mil beneficiários homens, que estão acima dos 40 anos de idade, por isso o plano reforça a importância de exames regulares, a fim de evitar o câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum em homens. 

Para isso, o Servir conta com uma equipe de profissionais de saúde qualificada para orientar e atender seus beneficiários a fim de aumentar o número de consultas e exames periódicos para identificar o câncer de próstata e, além disso, combater o preconceito da população masculina acerca dos cuidados integrais com a saúde do homem. 

“Contamos com uma rede completa de atenção à saúde masculina, desde urologistas até a cobertura dos principais exames como o PSA, além do tratamento em decorrência da doença”, afirma a diretora do Servir, Tatiana Braga. 

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 42 homens morrem diariamente vítimas de câncer de próstata no Brasil, estas estimativas apontam que aproximadamente três milhões de brasileiros vivem com a doença. Este tipo de câncer é considerado o mais frequente entre os homens do país, depois do câncer de pele. Sua ocorrência é mais comum nos homens com mais de 50 anos.

A maneira mais eficaz de garantir a cura da doença é o diagnóstico precoce, mesmo que com ausência de sintomas ou fatores de risco é sugerido que homens a partir dos 45 anosde idades procurem um urologista, ou especialista em saúde do homem, para se informar sobre o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Essa idade cai para 45 para homens que possuam histórico de familiares acometidos pela doença. 

Edição: Hellen Nunes

keyboard_arrow_up