Secad firma parceria com IFTO em projeto de extensão

Programa visa realizar levantamento de todas as peças em museu municipal
por George Gomes/Governo do Tocantins
-
O projeto facilitará não somente a divulgação das peças ao público através de exposições, como também, a disponibilidade destas para pesquisa. - Foto: Ascom Secad/Governo do Tocantins file_download

Em parceria técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), a Secretaria de Estado da Administração (Secad) participa do projeto de extensão intitulado ‘Museu Municipal Manoel Aires Cavalcante’ que objetiva catalogar todos os itens do referido museu, localizado na cidade de Dianópolis-TO.

O intuito deste projeto é fazer o levantamento de todas as peças que compõem o acervo do museu criando uma documentação padronizada sobre elas, através de uma ficha de catalogação que posteriormente será inserida em um banco de dados e de imagens, propondo identificação para cada peça, com vistas à conservação das informações das peças e proporcionar melhor estudo acerca da conservação física destas. Além da divulgação ao público através de exposições e disponibilidade para pesquisa.

Para o coordenador do projeto e professor do IFTO, no campus de Dianópolis, Wilson Rodrigues, “a importância de ter um profissional técnico que saiba manusear as peças é algo essencial, pois os objetos são bastante antigos, e muitos papéis, por exemplo, estão se desfazendo, não podemos permitir a perda de bens tão valiosos”, enfatiza.

Atualmente todas as peças estão em exposição, algumas já possuem ficha de inventário realizada há anos, contudo, devido à ausência de uma catalogação adequada, podem ocorrer perdas prejudiciais a todo o acervo.

“Aos meus olhos essa parceria vai além de algo técnico, é algo tão sensível e tão valioso, pois este acervo é riquíssimo em termos de história, visto que há peças do final do século 19, da primeira metade do século 20, então, temos peças com mais de cem anos dentro do nosso estado. Então a participação da Pasta neste projeto serve como incentivo à preservação do patrimônio público, que agrega ao Tocantins um valor histórico imensurável”, ressalta Liliane Bispo dos Santos, museóloga e servidora da Secad.

Segundo o secretário da Administração, Bruno Barreto, “a Secad atua na gestão de patrimônio público e tem entre os seus princípios a integração e o profissionalismo, por este motivo não medimos esforços em contribuir com um projeto tão enriquecedor para a história e cultura do nosso estado”, destaca.

Edição: Wanderson Gonçalves

Servidora da Secad, a museóloga Liliane Bispo destacou a importância do trabalho para preservação da história do estado. - Ascom Secad/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up