Secretaria apresenta ferramentas de suplementação bovina para período de seca

A live está disponível na pagina Secretaria da Agricultura: seagrotocantins
por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
-
Live ocorreu na tarde desta quinta-feira, 2 - Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Em live, na tarde desta quinta-feira, 2, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e a Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais apresentaram aos pecuaristas as diferentes fórmulas de suplementação (ração animal) na alimentação de bovinos neste período de seca, tanto para gado de leite e corte.  
Na live, o professor e zoootecnista, Rogério de Paula Lana, explicou em detalhes (tabelas), as diferentes fórmulas que podem ser produzidas nas misturas dos minerais, proteínas,  farelos de oleaginosas na composição da ração animal. “São diversas combinações na produção da ração, cada produtor, técnico deve saber conforme as necessidades para escolher o tipo ideal de ração para o seu animal para gado de leite e corte”, explicou. 
Para a médica Veterinária Erika Jardim, a nutrição animal é uma ciência importantíssima para o sucesso do negócio pecuário, são diversos fatores que influenciam a escolha da melhor dieta, como período do ano, digestibilidade da forragem, categoria animal e consequentemente sua exigência nutricional. “Mas é preciso também levar em consideração o custo dos insumos, verificando quais são mais viáveis em determinada região, em função da disponibilidade e também do valor”, detalhou a veterinária.

Disponível 
O pecuarista ou técnico que estiver interessado nas informações detalhadas podem acessar a página da Secretaria da Agricultura no youtube: seagrotocatins.

keyboard_arrow_up