Seagro faz levantamento das potencialidades produtivas naturais na região das Serras Gerais

O evento faz parte do projeto Avança Tocantins Turismo do governo do Estado
por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
Identidade gastronômica do Tocantins como estratégia para alavancar o agrodesenvolvimento de produtos agropecuários do Tocantins

Uma equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) esteve nos dias 20, 21 e 22 de setembro na região das Serras Gerais, Sudeste do Estado, para inventariar as potencialidades agropecuárias da região. A visita de levantamento teve foco à produção de frutas (banana, coco e manga), derivados de mandioca e cana, feijões, frutos do cerrado (baru, cajuzinho, coco babaçu, pimenta de macaco, cajá, tamarindo e buriti), cachaça e mel de abelhas com ferrão.

Na ocasião, a equipe participou do evento organizado pelo governo do Estado “Avança Turismo”, realizado no município de Aurora para ministrar oficinas técnicas para a produção de alimentos associados ao turismo rural.  As oficinas contaram com treinamentos voltados para noções de licenciamento sanitário de produtos comercializados para hotéis e restaurantes, boas práticas de fabricação de alimentos, técnicas de processamento de frutos do cerrado e métodos de comercialização de produtos regionais.

O evento faz parte do projeto Avança Tocantins Turismo do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento de Turismo (Adetuc) para desenvolver o turismo regional nos municípios tocantinenses.

De acordo com a gerente de Fomento à Agroindústria da Seagro, Verônica França, o objetivo do projeto é “oferecer ao turista, além do prazer das belezas naturais, desfrutar dos sabores regionais do Tocantins e, desta forma, ampliar as possibilidades de renda para os pequenos produtores e agroextrativistas”.
Já segundo a analista em Turismo da Seagro, Francine Seixas, “a procura por conhecer o que a região oferece, tem crescido entre os turistas nas suas viagens. Com isso, é fundamental conscientizar a população local que os seus produtos cotidianos podem se transformar em itens incríveis, que além de agradar ao turista, oferecerá mais uma oportunidade para o aumento da renda”, disse.

Projeto Armazém
Este projeto faz parte também das ações do projeto Armazém da Seagro que há dois anos vem difundindo a identidade gastronômica do Tocantins como estratégia para alavancar o agrodesenvolvimento de produtos agropecuários do Tocantins, por meio da fabricação de produtos regionais com mais valor agregado e maior potencial de retorno econômico para o pequeno produtor. Atualmente, três regiões do Estado já têm produtos catalogados que fazem do mapa dos sabores do Tocantins.