Seagro é parceira no Workshop de conscientização e proteção dos Direitos dos Animais

O evento é direcionado a técnicos, produtores, ONgs, tutores de animais e estudantes com o objetivo de propor políticas públicas de proteção e defesa de animais
por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
-
Whorkshop de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais - Foto: Agricultura/Governo do Tocantins file_download

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), participa no dia 8 de outubro, a partir das 14 horas, do “Whorkshop de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais”. O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio do Comitê Pro-Animais ligago a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh). O Whorkshop será realizado por meio do canal da Semarh no YouTube. 

O evento é direcionado a técnicos, produtores, ONgs, tutores de animais e estudantes com o objetivo de propor políticas públicas de proteção e defesa de animais e ações constituídas entre órgãos e entidades da administração pública do Estado do Tocantins. O Governo do Estado criou o Comitê em 2017, tendo como finalidade o cumprimento dos planos e ações em prol da proteção dos animais, com atuação e participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e da Sociedade Civil.

BEA
Nas boas práticas do Bem Estar Animal (BEA) está contido as ações de proteção dos animais, tanto de produção como de esporte. Entre as linhas de atuação estão, boas práticas para a redução da mortalidade das abelhas; bem-estar de bovinos leiteiros; sistema de produção de frango de corte; boas práticas e manejo na equideocultura; boas práticas na eutanásia de animais, boas práticas par o bem-estar e competições equestres, transporte legal, entre outros.

O BEA é a ciência que indica como um animal está sendo lidado coma as condições em que vive. Um animal é considerado, cienteificamente, que está em bom estado de bem-estar se estiver saudável, confortável, bem nutrido, seguro, for capaz de expressar seu comportamento inato e, se não estiver sofrendo com estados desagradáveis, tais como, dor, medo e angústia. E ainda o bem-estar requer prevenção de doenças e tratamento veterinários apropriados, abrigo, manejo, e nutrição apropriados, manipulação, abate ou sacrifício humanitário.  

Agricultura
A médica veterinária da Seagro, Érika Jardim apresentará dois Web folders no evento sobre animais de produção e esportes. “Neste evento faremos um balanço da atuação do Comitê ao longo dos últimos anos, além de lançarmos web folders sobre as diversas categorias esclarecendo sobare o bem-estar animal e maus tratos”, explicou.

Programação
14h15m – Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Tema: Importância da criação do Comitê de Proteção e Defesa dos Animais – Pró-Animais
Mesa Redonda
Temas: Denúncia, Legislação e Bem-Estar Animal
Mediadora: Renata Elisa de Souza Esteves – Comissão de Direito e Proteção Animal – OAB/TO.
Participantes da Mesa: OAB/TO, CRMV BEA, MPE, SSP, Naturatins, BPMA, ONGs, Adapec, CBM, Sermarh
14h15: Abertura
Secretária Executiva do Comitê Pró-Animais – Fernanda de Melo Àvila
Lançamento Web folder
1. Apresentação web folder
2. Disk Denúncia
17h: Reunião de Abertura
Pauta: Balanço dos Resultados – Secretária Executiva do Comitê
Aprovação do Calendário 2022 offline

keyboard_arrow_up