Especialistas participam nesta quarta, 15, de encontro das Tendências Agroclimatólogicas do Tocantins para safra de grãos 2021/2022

O Encontro ocorre nesta quarta, 15, a partir das 19 horas, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas
por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
-
As previsões agroclimatólogicas que serão apresentadas são referentes ao planejamento produtivo para a próxima safra 2021/ 2022 - Foto: Divulgação Agricultura

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza o 7° Encontro para apresentação das Tendências Climáticas do Tocantins, nesta quarta-feira, 15, a partir das 19 horas, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. As previsões agroclimatólogicas que serão apresentadas são referentes ao planejamento produtivo para a próxima safra 2021/ 2022.

O secretário da Seagro Jaime Café, destacou que o encontro vai contar com a presença de especialistas e palestrantes de renome nacional, com propósito de disponibilizar informações agrometereológicas aos produtores do Estado. “A agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos. E ainda apresenta cenário futuros para orientar as ações de políticas públicas e nortear as pesquisas agrícolas para mitigação dos impactos ocasionados pelas mudanças climáticas no setor rural”, disse.

Organizado pela Seagro e parceiros, o evento tem como objetivo subsidiar  a cadeia produtiva com informações e elementos que venham auxiliar o agricultor no campo, no planejamento e nas tomadas de decisões no setor agropecuário, de forma a minimizar perdas decorrentes das mudanças climáticas. Na programação constam as palestras Impacto do La Ninha na safra 2021/2022 no Brasil; Estação Chuvosa, mecanismo e controle e perspectivas climáticas para safra 2021/2022; e tendências climáticas para safra 2021/2022.

Inscrições 
As inscrições podem ser feita no link:  https://www.sympla.com.br/7-encontro-para-apresentacao-das-tendencias-agroclimatologicas-do-estado-do-tocantins__1323013, ou no local do encontro. 
Mais informações – 3218-2185. No encontro podem participar produtores, técnicos, acadêmicos e pessoas interassadas no assunto.

Programação
19 h – Impactos do La Ninha na safra de grãos 2021/2022 no Brasil e nos Estados Unidos (Marco Antônio dos Santos/Agrometereologista e sócio da Rural Clima.
20h15m – Estação Chuvosa, mecanismo de controle e perspectivas climáticas para a safra 2021/2022 (Pedro Leite da Silva Dias/professor titular da IAG/USP – São Paulo).
21h – Tendências Climáticas para safra 2021/2022 (Felipe Pungirum / Clima Tempo – São Paulo).
21h40m – Mesa Redonda (Roberto Sahium (Moderador) Engenheiro Agrônomo.
22h – Encerramento.

Parceiros 
São parceiros no evento as empresas Frísia, Unigel, Aprojem, Agro Pillati, o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), Associação dos Produtores Rurais de Lagoa da Confusão (Aproest), Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB/TO), Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Tocantins), Universidade do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

keyboard_arrow_up