GeoMatopiba

GEOMATOPIBA - Foto: Divulgação

GeoMatopiba -  Plataforma de Inteligência Territorial Estratégica para a região do Matopiba 

Com o objetivo de fortalecer a assistência técnica e extensão rural do estado do Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e a Embrapa Territorial formalizaram um acordo de cooperação técnica relacionado à plataforma de Inteligência Territorial Estratégica para a região do Matopiba, o GeoMatopiba https://www.embrapa.br/geomatopiba.

Lançada em maio de 2020, durante a Agrotins, a plataforma GeoMatopiba reúne dados e informações, em base territorial, capazes de apoiar a execução dos trabalhos realizados pela Seagro e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

A plataforma apresenta um amplo conjunto de informações espaciais sobre o território do Matopiba, organizadas e representadas em diferentes temas e painéis interativos. No GeoWeb Matopiba http://mapas.cnpm.embrapa.br/matopiba2015/, o usuário encontra dados espaciais disponíveis para navegação e download, agrupados em quadro natural, agrícola, agrário, infraestrutura e socioeconômico.

Associada a essa caracterização, nos painéis interativos há informações sobre 230 soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros ao longo de décadas de pesquisa. São tecnologias que podem apoiar a inovação agropecuária do estado do Tocantins para diferentes produtos e que estão disponíveis para adoção pelo produtor rural na região. No total, são 121 práticas agropecuárias, 60 produtos, 18 processos, 23 metodologias e oito sistemas agropecuários.
Na página temática das tecnologias, também podem ser acessadas publicações, vídeos, programas de rádio, e cartilhas relacionadas às tecnologias. Esses materiais têm o objetivo de serem utilizados como documentos de apoio para a adoção da solução pelo produtor.

A plataforma possui outros painéis numéricos, gráficos e cartográficos interativos sobre produção agropecuária, crédito agrícola e empregos. Os dados estão disponíveis em nível municipal e referente ao período 2013 a 2018.

Acesse
http://mapas.cnpm.embrapa.br/matopiba2015/

keyboard_arrow_up