Perfil do Secretário

Dr. Edgar Tollini - Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

Luiz Edgar Leão Tollini exerce o cargo de maior autoridade em saúde pública do Tocantins. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1989, exerceu cargos de gestão em tecnologia, administração e saúde entre 2004 e 2010 no governo do Estado de Goiás.

Entre 2012 e 2013 serviu ao Comitê Olímpico (CO) no Rio de Janeiro. A partir de 2016, assumiu a direção do DAHU [Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência] do Ministério da Saúde em Brasília (DF). Já em 2017, voltou a Goiás para exercer as funções de Secretário Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia.

No Tocantins, Edgar Tollini foi inicialmente nomeado como subsecretário da saúde. Ocupou posteriormente o cargo de diretor-geral do Hospital Geral de Palmas (HGP). Assumiu efetivamente o posto de Secretário Estadual de Saúde em maio de 2019. Reviu conceitos no quesito gestão hospitalar, como também as estratégias anteriormente utilizadas, modernizando a administração da saúde pública. Por fim, enfrentou com maestria, a pior crise sanitária das últimas décadas, decorrente do período pandêmico que atingiu o planeta a partir de 2020.

 

keyboard_arrow_up