Unacon do Hospital Geral de Palmas oferta atendimento humanizado a pacientes oncológicos

A unidade assiste pacientes nas áreas de oncologia clínica, onco-hematologia e cuidados paliativos
por Luciana Barros/Governo do Tocantins
-
Luciene Ferreira, moradora de Combinado, região sul do Estado, realiza o tratamento no HGP - Foto: Luciana Barros/Governo do Tocantins

O Hospital Geral de Palmas (HGP) é referência no Estado em tratamento de câncer. Por meio da Unidade de Assistência de Alta complexidade em Oncologia (Unacon), o hospital presta um atendimento humanizado aos pacientes acima de 18 anos nas áreas de Oncologia Clínica, Onco-Hematologia.

 

Além dos atendimentos ofertados, a Unacom realiza um atendimento especializado aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos. A médica paliativista Jéssica Orsolin explica que "nós recebemos pacientes oncológicos de diversos municípios do Estado, no intuito de ofertar um suporte de cuidados integrais, visando a prevenção e o alívio de sofrimento do paciente e sua família, através da abordagem de problemas de natureza física, psicossocial e espiritual, com objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos usuários. No momento realizamos atendimentos a todos os pacientes acompanhados pela Unacom, que sejam encaminhados pelos seus oncologistas, independente da idade e do momento em que a sua doença se encontra”, declarou.

 

Segundo a coordenadora administrativa do Unacon do HGP, Loren Mariana Vieira, a unidade registra 950 procedimentos por mês. “Nossos pacientes têm acesso a consultas médicas especializadas, de enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social e avaliação de enfermagem e farmacêuticos. A unidade oferece uma estrutura moderna, com farmácia, odontologia, e todo atendimento humanizado em prol do paciente”, afirmou.

 

A coordenadora ressalta ainda que “neste momento de pandemia orientamos que sigam as recomendações como usar máscara, álcool em gel e lavar bem as mãos para evitar a transmissão da Covid- 19 e não faltem às consultas, sessões de quimioterapia e acompanhamento médico".

 

A dona de casa, Luciene Ferreira, de 43 anos, moradora de Combinado, iniciou o tratamento  este ano na Unacon  do HGP. “Sempre fiz autoexame e senti uma dor no braço ao segurar o celular e procurei  ajuda médica. Aqui sou muito bem tratada, todo tratamento pelo Sistema Único de Saúde. O segredo é acreditar na  cura e se manter alegre e com autoestima. Eu estou sempre alegre”, declarou.

Edição: Dock Jr

Revisão Textual: Dock Jr

A Unacom do HGP presta um atendimento especializado nas áreas de oncologia clínica, onco-hematologia e cuidados paliativos - Luciana Barros/Governo do Tocantins
A médica Jessica Orsolin durante atendimento a pacientes de cuidados paliativos - Luciana Barros/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up