Servidores da Saúde participam de livro lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia

A obra é fruto do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva finalizado em 2016
por Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Estado do Tocantins teve 17 participante do mestrado, maioria servidores da SES - Foto: Divulgação SES

Será lançado na próxima sexta-feira, 11, às 17h, o livro ‘Pesquisa Aplicada e Translação em Saúde Pública – contribuições de mestrado profissional no Tocantins’. A obra é produto do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), ligado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), o qual contou com 17 profissionais  do Tocantins, sendo a maioria atuantes Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO). O evento online poderá ser acompanhado através do link lançamento: https://youtu.be/XnGu2Nr-Me8.

Os participantes tocantinenses, que realizaram o mestrado, possuem formações profissionais nas áreas de geografia, enfermagem, serviço social, administração hospitalar, processamento de dados e odontologia. Estes servidores atuam na Vigilância em Saúde, Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Superintendência de Atenção à Saúde da SES/TO e na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da SES/TO, Sérgio Luís de Oliveira Silva, “o mestrado tem me possibilitado aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos  na área de vigilância em saúde, especialmente em vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador. Os ensinamentos aprendidos, tem possibilitado ainda, uma melhor qualificação nos processos  de formulação e monitoramento de políticas, programas e ações de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) do Tocantins”, declarou.

Sérgio escreveu o capítulo 8 do  livro, intitulado  “Intoxicações por agrotóxicos no Estado do Tocantins: 2010–2014”. Sua participação se deu em conjunto com a professora da UFBA, Ediná Alves Costa.  Todos os capítulos foram escritos por servidores do SUS do Tocantins em conjunto com professores e pesquisadores da UFBA.

O mestrado foi financiado pelo Governo Federal e a SES/TO contribuiu com a logística e o apoio administrativo através da ETSUS, a qual foi responsável pela articulação, assessoria pedagógica na organização das aulas e demais articulações para que os servidores/alunos tivessem o melhor aproveitamento possível.

Edição: Dock Jr

Revisão Textual: Dock Jr

Livro com participação de profissionais da SES será lançado pela UFBA - Divulgação UFBA