Saúde abre inscrições para o curso "8 Toques para a Leishmaniose"

Curso é destinado para médicos e enfermeiros; inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto.
por Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
-
Serão ofertadas oito turmas simultâneas, uma para cada região de saúde do Tocantins. - Foto: Saúde/Divulgação

Em alusão à Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses, celebrada entre os dias 08 e 14 de agosto de 2021, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Assessoria Técnica das Leishmanioses, ofertará o curso "8 Toques para a Leishmaniose", destinado para médicos e enfermeiros. As inscrições já estão abertas e segue até o dia 15 de agosto através do link https://forms.gle/WNcdodNuqaTKjL5Z9.

O curso é auto instrutivo, portanto, após realizarem as inscrições, os participantes receberão as instruções de acesso em seus e-mails cadastrados na inscrição. Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone: (63) 3218-4884 ou pelo e-mail: LVtocantins@gmail.com.

A oportunidade é fruto de parcerias com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e a Fundação Universidade Estadual do Tocantins, cujo objetivo principal é a redução da letalidade por leishmaniose visceral (LV) no Tocantins, por meio da qualificação dos profissionais de saúde e da padronização das condutas de atenção e vigilância em saúde.

“A Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses é definida por decreto nacional, então é uma data muito importante para discutir e sensibilizar, desde as equipes de trabalho até a população, sobre a necessidade de um diagnóstico precoce e tratamento eficaz. Essa proposta de curso com as equipes tem como objetivo acompanhar e padronizar todo o trabalho, qualificando o processo”, explicou o biólogo Julio Bigeli, responsável pela assessoria técnica das leishmanioses.

Serão ofertadas oito turmas simultâneas, uma para cada região de saúde do Tocantins, utilizando a plataforma Moodle de ensino à distância (EaD) da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS) como ambiente de aprendizagem.

O conteúdo do curso é dividido em oito módulos temáticos, os quais contemplam atualizações em aspectos epidemiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos da leishmaniose visceral. Os discentes deverão cumprir as tarefas propostas em cada módulo, que envolvem vídeo aulas, leitura de material complementar e resolução de questões para fixação dos conteúdos abordados e avaliação do aprendizado. Após a conclusão das atividades, programada para 31 de outubro de 2021, os interessados receberão certificado de 20 horas, emitido pela ETSUS.

Webnário para os municípios

Além do curso "8 Toques para a Leishmaniose", a Assessoria Técnica das Leishmanioses também promoverá dois webnários destinado para coordenadores de vigilância epidemiológica dos municípios, a serem realizados nos dias 3 e 5 de agosto de 2021, conforme detalhamento abaixo:

Webinário 01 - Notificação e investigação de casos de leishmanioses no SINAN

Data: 03/08/2021 (terça-feira)

Palestrante: Marcelle Lorrane Silveira Carneiro Brito

Turma 1 - 08h30min às 09h30min

- Bico do Papagaio

- Médio Norte Araguaia

- Amor Perfeito

- Sudeste

Link de acesso: https://meet.google.com/uog-wqag-mwe

Turma 2 - 10h30min às 11h30min

- Cerrado Tocantins Araguaia

- Cantão

- Capim Dourado

- Ilha do Bananal

Link de acesso: https://meet.google.com/kff-yjkp-nti

Webinário 02 - Investigação de Óbitos Suspeitos de Leishmanioses

Data: 05/08/2021 (quinta-feira)

Palestrante: Priscilla Carvalho Pádua

Turma 1 - 08h30min às 09h30min

- Bico do Papagaio

- Médio Norte Araguaia

- Amor Perfeito

- Sudeste

Link de acesso: https://meet.google.com/ttr-akbx-kxv

Turma 2 - 10h30min às 11h30min

- Cerrado Tocantins Araguaia

- Cantão

- Capim Dourado

- Ilha do Bananal

Link de acesso: https://meet.google.com/yzv-caqj-myg

Edição: Dock Jr.

Revisão Textual: Dock Jr.

keyboard_arrow_up