Hospital Regional de Miracema retoma cirurgias eletivas

Somente em outubro a unidade realizou 21 procedimentos dando fim ao tempo de espera dos pacientes
por Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Hospital de Miracema pretende realizar 120 cirurgias de outubro a dezembro de 2021 - Foto: Divulgação SES file_download

As cirurgias eletivas foram retomadas no Tocantins, no início de outubro e somente no referido mês, o Hospital Regional de Miracema (HRM) realizou 21 procedimentos de rotina, devidamente encaminhados pela Central Estadual de Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No último domingo (21/11) a unidade promoveu o 1º mutirão da Cirurgia Geral do Estado, por meio Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), o ‘Opera Tocantins’. Na ocasião, foram atendidos quatro pacientes para cirurgias de colecistectomia e hernioplastia, oriundos dos municípios de: Miranorte, Lajeado, Tocantínia e Lagoa do Tocantins.

Uma das pessoas atendidas no domingo, 21, foi Alessandra Alves Santana, moradora de Tocantínia, que falou sobre o momento. “Estou muito feliz, pois é o fim de uma espera de dois ano e graças à Deus vou realizar a cirurgia. É o fim de uma dor que sinto e até para pegar minhas filhas fica difícil e sinto dificuldade de brincar com elas também”, afirmou.

As cirurgias foram realizadas pela equipe composta pelo cirurgião geral Dr. Dhyogo Paulo Severo Silva; o cirurgião geral auxiliar Raul Franklin Durand Farfan; a anestesista Dra. Jeanine Bonin Macena, além da equipe da enfermagem, maqueiro, pessoal da limpeza hospitalar e do administrativo.

Segundo a diretora geral da unidade, Maria da Penha Bandeira, “atualmente contamos com farmácia e almoxarifados abastecidos e nossa meta é realizar 120 cirurgias eletivas de outubro a dezembro de 2021”, pontuou, acrescentando que “não será suspenso nenhum atendimento e não houve alteração no nosso cronograma dos mutirões de cirurgias eletivas, uma vez que somos porta de entrada de urgência e emergência, tanto para Miracema, como para os municípios referendados”.

Edição: Dock Jr/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Dock Jr/Governo do Tocantins

Mutirões de cirurgias eletivas tem como objetivo a diminuição da fila de espera - Divulgação SES