Hospital Geral de Palmas oferta cinesioterapia aos pacientes

A unidade hospitalar por meio do "Projeto Reab", oferta a cinesioterapia aos usuários após a alta do cuidado intensivo por Covid-19 ou outras patologias e que necessitam de reabilitação.
por Luciana de Barros/Governo do Tocantins
-
O HGP oferece a cinesioterapia, é um conjunto de exercícios terapêuticos que auxiliam na reabilitação. - Foto: Luciana de Barros/Governo do Tocantins file_download

Pacientes pós-Covid-19, como também os portadores de outras patologias, que estão  internados no Hospital Geral de Palmas (HGP), muitas vezes necessitam de reabilitação para recuperar movimentos. O setor de fisioterapia possui um papel crucial na reabilitação deste usuário, para que ele possa retornar às suas atividades normais da rotina diária. O HGP, neste caso, através do "Projeto Reab", oferta a cinesioterapia.  O espaço conta uma equipe de profissionais fisioterapeutas qualificados e realiza cerca de 200 atendimentos por mês. Além disso, o serviço atende acompanhantes, servidores que necessitam realizar exercícios para fortalecer os movimentos quando necessário.

A coordenadora geral do serviço no HGP, Cirlei Bezerra da Silva explica sobre o serviço “a sala de cinesioterapia era um projeto antigo da unidade, que estávamos estruturando, que veio de encontro ao projeto Reab, voltados para reabilitação de pacientes com Covid. Fomos contemplados com equipamentos novos e hoje ajuda pacientes que têm dificuldades de locomoção e principalmente os que possuem sequelas da covid. O espaço criado podemos ofertar uma reabilitação mais adequada ao usuário, com equipamento específico, proporcionando o retorno do paciente às atividades da rotina”,  ressaltou.

A coordenadora ainda acrescenta “O local é uma realização de um sonho, nós todos da equipe de fisioterapia sempre tivemos essa vontade de poder crescer e ofertar um serviço como este de qualidade para nosso paciente. A fisioterapia é o milagre do trabalho com mãos, praticamente sem medicação, devolver a vontade de voltar a viver’, enfatizou.

Beneficiada

A professora Maria de Jesus Carvalho  é uma das pacientes beneficiadas que  realiza tratamento no HGP. “Antes eu permanecia  na cama, sem movimentar muito o meu corpo.Quando comecei a realizar a fisioterapia comecei a verificar os resultados. Toda vez que o profissional me convida eu venho.É muito bom.Eu gosto muito do trabalho da profissional. Eu saio daqui muito feliz”, declarou.

Sobre o "Reab"

A unidade faz parte dos cinco hospitais do Brasil a participar do projeto "Reab" que busca promover a reabilitação hospitalar de pacientes pós covid.O HGP  é um dos cinco hospitais escolhidos entre 6,5 mil hospitais do Brasil, para fazer parte do "Projeto Reab" pós Covid, realizada em parceria com o Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O Diretor Geral do HGP, Leonardo Toledo, destaca que "nós temos uma satisfação muito grande de poder contar com um projeto como o Reab e ofertar a nossos pacientes a  cinesioterapia. Sabemos que tal serviço auxilia a unidade hospitalar a reduzir o tempo de permanência de pacientes crônicos, rotatividade de leitos, ajuda  na liberação para outros pacientes e além de oferecer uma  reabilitação de qualidade aos usuários”, afirmou.

Sobre cinesioterapia

A cinesioterapia é um conjunto de exercícios terapêuticos que auxiliam na reabilitação dos movimentos, fortalecendo e alongando os músculos, e ajudar a qualidade de vida e prevenir alterações motoras.

Principais benefícios dos exercícios cinesioterapêuticos:

Promover o equilíbrio;

Melhorar o sistema cardiopulmonar;

Aumentar a coordenação motora, a flexibilidade e a mobilidade;

Aumentar a força dos músculos;

Melhorar a postura;

Treino de marcha/caminhada;

 

Edição: Dock Junior

O HGP oferece a cinesioterapia, é um conjunto de exercícios terapêuticos que auxiliam na reabilitação. - Luciana de Barros/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up