Ruraltins promove oficina de temperos caseiros em Pedro Afonso

por Lúcia Brito/Governo do Tocantins
No curso foram preparados três diferentes tipos de temperos utilizando matéria prima da própria região. - Foto: Ruraltins file_download

Em Pedro Afonso, equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) do escritório local promoveu, nesta semana, uma oficina de temperos caseiros para a comunidade da Aldeia Lajeado, situada na zona rural do município.

Na oportunidade, a extensionista rural e chefe da unidade local, Fernanda Soares, fez demonstrações de como preparar três diferentes tipos de temperos utilizando matéria prima da própria região, sendo o tempero verde a base de alho, óleo, cheiro verde e pimenta de cheiro; tempero amarelo com açafrão em sua composição e o tempero vermelho utilizando o urucum beneficiado.

De acordo com a extensionista, ação atendeu a um convite da Prefeitura Municipal dentro da programação do Projeto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), denominado Mais Perto de Você, que oferta diversos serviços a população e atendimento a saúde. “O público alvo das oficinas são todos os participantes dos encontros em comunidades rurais distintas contempladas com o projeto do CRAS Mais Perto de Você, da Secretaria Municipal de Assistência social de Pedro Afonso. Já foram realizadas oficinas em Anajanópolis, Comunidade Mata Verde. As próximas serão na Agrovila Bom Tempo, Aldeia Xerente e finalizando na Região do Rio Negro”, disse.

Fernanda Soares informa ainda que durante os encontros também foram prestadas informações sobre os serviços executados pelo Ruraltins, por meio do escritório local de Pedro Afonso.

“A extensão rural promove na localidade o acesso a diversas politicas públicas voltadas ao pequeno produtor, entre elas destacamos a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Fomento as Atividades Produtivas Rurais, Aposentaria Rural e Auxílio Natalidade”, ressaltou.

Oficina de temperos caseiros para a comunidade da Aldeia Lajeado, em Pedro Afonso - Ruraltins
Ação atendeu ao projeto CRAS Mais Perto de Você, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pedro Afonso, em parceria com o Ruraltins - Ruraltins
Ruraltins promove oficina de temperos caseiros em Pedro Afonso - Ruraltins