Ruraltins participa de reunião sobre Consórcios Intermunicipais para o agrodesenvolvimento da região sul do Estado

Encontro tem como proposta ampliar o mercado consumidor dos produtos das agroindústrias registrados no Serviço de Inspeção Municipal
por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
Participam do consórcio para o agrodesenvolvimento da região sul do Estado 31 municípios - Foto: Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins

Órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Estado, responsável pela prestação desses serviços ao público da agricultura familiar e pelo apoio ao desenvolvimento do setor agropecuário do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) marcou presença no Fórum de Consórcios Intermunicipais para o Agrodesenvolvimento da região sul do Estado. A reunião, direcionada a prefeitos, secretários e técnicos ligados à agricultura de 31 municípios da região, ocorreu em Gurupi na tarde desta terça-feira, 31.

O encontro teve como proposta um consórcio entre os municípios para ampliação do mercado consumidor dos produtos das agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Tocantins.

Representando o órgão, o vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal Lamattina, estava acompanhado do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves; e dos supervisores regionais de Gurupi e Paraíso do Tocantins, Francismar Rodrigues e Rosiane Luz. “Estamos aqui para acompanhar as discussões e as propostas apresentadas, bem como para colocar o corpo técnico do Ruraltins à disposição dos gestores municipais para incrementar as políticas públicas de fortalecimento das cadeias produtivas e principalmente, a comercialização intermunicipal dos seus produtos”, frisou o gestor.

Realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) em parceria com a prefeitura municipal de Gurupi, a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os Consórcios Intermunicipais para o Desenvolvimento Regional do Tocantins e a Rede Nacional de Consórcios Intermunicipais.

No fórum, estavam também o secretário Nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum; e gestores municipais, dentre eles a anfitriã, Josi Nunes, prefeita de Gurupi.

“Nós recebemos com muita alegria e com uma expectativa muito positiva, porque um dos instrumentos que nós temos hoje para o desenvolvimento local e/ou regional é o consórcio intermunicipal. Aqui na nossa região, nós já temos um consórcio estabelecido e estamos procurando incrementar uma série de ações, sendo importante otimizar as ações desse consórcio, com maior amplitude e uma série de políticas públicas, e é isso que este evento propõe a discutir hoje. O consórcio já existe, nós estamos trabalhando com ele já há algum tempo, eu me inseri nele agora, como prefeita de Gurupi. Esse consórcio que nós participamos é presidido pelo prefeito de São Valério e já ocorreram algumas reuniões. Aqui, estamos incrementando mais propostas para o desenvolvimento regional/local”, explicou a prefeita.

Municípios participantes

Na região estão 31 municípios: Gurupi, Aliança, Alvorada, Cariri, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Peixe, Sucupira, Fátima, Araguaçu, Jaú, Palmeirópolis, Paranã, Sandolândia, São Salvador, São Valério da Natividade, Talismã, Brejinho de Nazaré, Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pugmil, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Porto Nacional, Nova Rosalândia, Divinópolis, Pium e Santa Rita do Tocantins.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Josi Nunes, prefeita de Gurupi, foi a anfitriã do evento - Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins