Ruraltins participa da campanha Setembro Amarelo

Em Pedro Afonso produtores rurais recebem orientações para prevenção ao suicídio
por Lúcia Brito/Governo do Tocantins
-
Campanha Setembro Amarelo - Sua vida vale muito - Foto: Ruraltins

O Governo do Estado, por meio do escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) de Pedro Afonso, participa da campanha nacional Setembro Amarelo, voltada a prevenção ao suicídio. Durante todo o mês o escritório promoverá ações para os produtores rurais e a comunidade em geral sobre a temática.  

Conforme as Assistentes Sociais e Extensionistas Rurais Fernanda Soares, Gracilene Freitas  Martins, e Kleibene Rodrigues serão oferecidas ás pessoas que forem ao escritório palavras motivacionais e brindes, além de rodas de conversas. 

“A Campanha Setembro Amarelo - Sua vida vale muito, é de extrema importância, pois mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre esse tema. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mais sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade. Queremos com esta ação sensibilizar as pessoas acerca desse tema tão importante no cenário atual”, disse a supervisora do escritório de Pedro Afonso, Fernanda Soares.

A agricultora familiar de Bom Jesus do Tocantins, Benilde Sales, que procurou o escritório para vender seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), parabenizou a equipe pela iniciativa. “Fico muito contente pelo órgão nos alertar sobre esse assunto, pois mostra o quanto valorizarmos nossa vida é importante”, avalia. 

Alerta

Mais de um milhão de casos de suicídios são registrados anualmente em todo o mundo, no Brasil são cerca de 12 mil suicídios por ano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas.

Ruraltins conscientiza produtores rurais para a prevenção ao suicídio - Ruraltins
Em Pedro Afonso produtores rurais recebem orientações para a prevenção ao suicídio - Ruraltins
keyboard_arrow_up