Ruraltins ministra palestra para incentivar geração de renda na agricultura familiar

por Lúcia Brito/Governo do Tocantins
WhatsApp Image 2021-04-30 at 15.36.12 ok.jpeg

O Ruraltins esteve presente no encerramento do curso de Produção de Doces, Conservas, Compotas e Frutos, ocorrido no município de Barrolândia, nesta sexta-feria, 30 de abril.

Na ocasião a Supervisora Regional do Ruraltins de Paraiso, Rosiane Luz, a convite da Secretaria Municipal de Agricultura, ministrou uma palestra sobre a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), que é um documento que identifica e qualifica o agricultor a ter acesso as políticas públicas de incentivo a produção e geração de renda, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além do acesso ao crédito rural junto as instituições financeiras.

“O treinamento foi voltado a um grupo de mulheres da Associação de Agricultoras da Serra da Lopa, e na oportunidade levamos informações sobre os critérios para enquadramento na DAP e nas linhas de financiamento do Pronaf.  A partir desse curso profissionalizante, o objetivo das agricultoras é ingressar no mercado de trabalho, como também comercializar dentro das políticas públicas e outros mercados de maneira legalizada”, pontuou a supervisora.

O curso de capacitação foi realizado na sede do Sindicato Rural de Barrolândia pelo Senar e Prefeitura Municipal.