Ruraltins firma parceria com prefeitura de Araguacema e reinaugura escritório local

Finalidade é fortalecer a agricultura familiar no município de Araguacema
por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
Reinauguração do Escritório Local do Ruraltins em Araguacema. - Foto: Governo do Tocantins

Com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar no município de Araguacema, localizado a 299 km de Palmas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) reinaugurou, em parceria com a Prefeitura Municipal, o escritório local do órgão. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira, 31, com a presença do diretor de assistência técnica e extensão rural, Marco Aurélio Gonçalves; do prefeito Marcus Vinicius Moraes Martins, de servidores e autoridades locais.

O escritório, inicialmente, conta com três servidores, sob a supervisão da Regional do Ruraltins de Paraíso do Tocantins.  “A reinauguração do Local em Araguacema se deu a partir das tratativas com a prefeitura municipal para a assinatura de um termo de cooperação técnica, onde a prefeitura se comprometeu em ceder um espaço físico, ou seja, o escritório, e também em dar apoio logístico para que o Ruraltins pudesse atuar de forma mais efetiva na prestação de assistência técnica aos produtores rurais do municípios”, explicou a supervisora Rosiane de Souza Luz.

O termo foi assinado durante a inauguração, firmando o compromisso entre Ruraltins e município para o desenvolvimento de ações conjuntas em prol da agricultura familiar.

Além disso, o Ruraltins entregou à Secretaria Municipal de Agricultura 22 laudos de análise de solo feitos por meio da parceria Ruraltins e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), sem nenhum custo aos agricultores familiares locais.
Na ocasião também foram repassadas 3.500 sementes do Programa Restaura-TO à secretaria Municipal do Meio Ambiente. As sementes são destinadas a produção de mudas para projetos de restauração e recuperação de áreas degradadas.

Termo de Cooperação foi assinado pelo diretor de assistência técnica e extensão rural, Marco Aurélio Gonçalves; e o prefeito Marcus Vinicius Moraes Martins, -
Diretor de Ater Marco Aurélio destaca parceria para o fortalecimento do setor agrícola -
O Ruraltins entregou à Secretaria Municipal de Agricultura 22 laudos de análise de solo feitos por meio da parceria Ruraltins e Unitins -