Ruraltins e Conab-TO alinham parceria visando orientar agricultor familiar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos

Programa de Aquisição de Alimentos é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil
por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
-
Estratégia é levar informação sobre como as associações podem acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Foto: Governo do Tocantins

Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), representado pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves, recebeu, na sexta-feira, 28, a superintendente Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Tocantins Halana Helisa Santana Lima, para discutirem cooperação visando orientar o agricultor familiar sobre o processo de emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica.

Além da Conab, o instituto busca parceria com a Embrapa, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a UniCatólica para a realização de uma força-tarefa em todo o Estado, com a finalidade de levar informação sobre como as associações podem acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pois a Conab só compra de pessoa jurídica.

“Hoje avançamos muito na deliberação deste protocolo de intenções, de se formar um grupo de trabalho para que possamos levar para o estado inteiro, de forma massificada, o acesso dos agricultores familiares e organizações à DAP, e também levar mais uma alternativa além do Compra Direta que nós executamos, o PAA da Conab”, explicou o diretor Marco Aurélio.

 

Para a superintendente, Halana, a parceria com o Ruraltins será de grande importância para divulgação às organizações de agricultores familiares sobre as formas de acesso aos recursos de apoio à comercialização de seus produtos. “Temos desejo de atrair os produtores aos diversos canais de comercialização institucionais, e acreditamos, que parcerias como essas,  incrementarão ações para fortalecimento da agricultura familiar no estado do Tocantins, através do associativismo e cooperativismo”, destacou.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações têm a oportunidade de vender seus produtos para órgãos públicos, que fazem a doação simultânea a entidades socioassistenciais.

Reunião entre Ruraltins e Conab-TO visa cooperação para incentivo e orientação ao PAA - Delfino Miranda/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up