Produção de citros, que conta com apoio do Ruraltins, estará presente na Agrotins 2021 100% Digital

Com colheita anual de 180 toneladas de laranja, limão e tangerina, perspectiva do produtor Jocimar Dias é dobrar a produção
por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
-
Com acompanhamento técnico do Ruraltins, produtor emprega tecnologias adequadas tornando a atividade uma boa alternativa de renda familiar - Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

O cultivo de laranja, limão e mexerica, desenvolvido no Perímetro Irrigado Manuel Alves, localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis, vai estar presente na Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, que ocorre entre os dias 15 e 18 de junho.

Em uma área de nove hectares, o produtor Jocimar Dias Sirqueira desenvolve, há nove anos, o cultivo dessas citriculturas. Com acompanhamento técnico do  Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do convênio de Assistência Técnica e Extensão Rural para Médio Produtor (Ater Médio), emprega tecnologias adequadas na propriedade e a atividade tornou-se uma boa alternativa de renda familiar e, hoje, a sua produção anual é de 180 toneladas das frutas. São 1,1 mil pés de laranjas, com produção anual estimada em 120 toneladas; 250 pés de limão e produção de 30 ton/ano; e 800 pés de tangerina ponkan com a colheita de 30 toneladas.

A expectativa do produtor é aumentar ainda mais a produção. Com potencial de produzir praticamente o dobro do que já é colhido, e com assistência técnica mais presente, a perspectiva do citricultor é produzir 180 ton/ano de laranja, 50 ton/ano de limão e 120 ton/ano de tangerina.

“Não foi fácil até aqui, mas já demos um passo muito grande, ainda estamos adquirindo conhecimentos sobre a fruta, e já avançamos bastante, temos muitos resultados do que pode e não pode fazer. A região Norte é propícia para o cultivo de citros, a gente vê isso com as técnicas que estamos usando, pois tem uma boa produtividade, e também por podermos contar com o apoio técnico do Ruraltins, que ajuda no controle de pragas, adubação e na produtividade dos frutos. O potencial do Estado é muito grande”, relata o produtor Jocimar.

Ao lado do produtor, o extensionista do Ruraltins, Raimundo Gomes de Sousa, conta como tem feito para auxiliar o senhor Jocimar no intuito de elevar a sua produtividade. “Aqui na propriedade a gente vai tentando melhorar a produtividade, discutindo e propondo ações junto com o produtor para aumentar e melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos”, explica.

Perímetro de Irrigação Manuel Alves

Com infraestrutura para irrigação de 5 mil hectares, o Perímetro Irrigado Manuel Alves, localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis, no sudeste do Tocantins, é um grande polo de produção de frutas.

No projeto, a área irrigável é dividida em 199 lotes para pequenos produtores e outros 14 são lotes empresariais, gerando cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Em 2020, a produção total de frutas foi em torno de 15 milhões de toneladas/ano, movimentando cerca de R$ 17 milhões.

Convênio Ater Médio

A assistência técnica ao produtor é realizada por meio do Convênio Ater Médio nº 837123/2016 firmado entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins.

Este convênio tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos médios produtores rurais do Tocantins, de modo a estimular a diversificação da produção, melhorar a produtividade e consequentemente ampliar a renda. A iniciativa contempla três categorias, sendo pecuarista de corte e misto, de culturas anuais e de fruticultura.

Agrotins 2021

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a  Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital tem a proposta de disseminar tecnologia, conhecimento e boas oportunidades de negócios. Por isso, o Governo do Tocantins está investindo cada vez mais na plataforma que dá vida ao evento virtual.

O acesso a todo esse conteúdo vai estar disponível na plataforma, pelo acesso www.agrotins.to.gov.br, no Campo do Conhecimento no espaço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

Cultivo de citros é desenvolvido no Perímetro Irrigado Manuel Alves, localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis - Ruraltins/Governo do Tocantins
Em uma área de 20 hectares, o produtor Jocimar Dias Sirqueira desenvolve, há nove anos, o cultivo de citriculturas - Edvânia Peregrini
keyboard_arrow_up