No sul do Estado, Governo do Tocantins orienta agricultores familiares sobre acesso ao crédito rural pelo Pronaf

por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
Mutirao do Agrocrédito.jpg

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e em parceria com a prefeitura Municipal de Santa Rita, reuniu nessa terça-feira, 14, os produtores rurais dos Projetos de Assentamentos São Judas Tadeu e Lago Verde para levar orientações sobre a emissão da Declaração de Aptidão Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), bem como o acesso ao crédito Rural pelo Pronaf.
O encontro, realizado pelo escritório Local de Aliança do Tocantins, e apoio da Regional de Gurupi, ocorreu pela manhã, no galpão do Narciso, na agrovila do PA São Judas, e contou com a presença da prefeita municipal Neila Maria da Silva Moraes; do secretário da Agricultura, Euvaldo Ferreira Gomes; do supervisor regional do Ruraltins de Gurupi, Francismar Gama; e dos representantes dos PAs, os produtores Narciso Moraes, e Gilson Buarque.
Para falar sobre o acesso ao crédito, o encontro contou com as orientações dos representantes da Caixa Econômica, Paulo Roberto Martins e Josué Pereira, gerente de Carteira.
Segundo o supervisor, Francismar, esta ação faz parte do Mutirão do Agrocrédito, realizado pelo Ruraltins e tem por finalidade facilitar o acesso dos produtores ao crédito rural pelo pronaf.
“Nessas ações além de orientar sobre as questões do acesso ao crédito e da DAP, nos também levantamos as demandas das pessoas que tem interesse e que estão aptas para acessar o recurso, e junto com o produtor, elaboramos e encaminhar o projeto de crédito para a instituição bancária, dando ao produtor a oportunidade de custear e investir na sua atividade agrícola”, completou.
O Mutirão já vem ocorrendo em outros municípios da região, sendo também realizado na tarde dessa terça-feira, 14, no município de Crixas, aos produtores a Associação PA Boa Sorte, onde contou com um público de 42 pessoas. A palestra foi ministrada pelo técnico do órgão, Ribanez de Souza Rocha, do escritório de Aliança do Tocantins.
O próximo encontro será em Peixe, no dia 21 às 9h no PA São José, e no dia 22 às 9h no PA Penha na Lagoa do Romão (Salão Paroquial); e às 14h na Vila São Miguel (Escola Municipal Herculano de Queiroz).

Ação faz parte do Mutirão do Agrocrédito, realizado pelo Ruraltins e tem por finalidade facilitar o acesso dos produtores ao crédito rural -
Palestra foi ministrada pelo técnico do órgão, Ribanez de Souza Rocha, do escritório de Aliança do Tocantins. -