Inscrições para o curso de Atualização do Programa Nacional de Crédito Fundiário - Terra Brasil e Serviços Digitais podem ser realizadas a partir do dia 23 de julho

Curso realizado pelo Mapa é gratuito e com certificado para participantes
por Raquel Oliveira/Governo do Tocantins
Inscrições para o curso Atualização do PNCF - Terra Brasil e Serviços Digitais poderão ser realizadas a partir do dia 23 - Foto: Divulgação

As inscrições para a segunda turma do curso de Atualização do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF – Terra Brasil e Serviços Digitais (CET e Obter Crédito) estarão abertas entre os dias 23 e 31 de julho de 2021 no endereço https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=3286.

O curso é gratuito e tem como objetivos capacitar e qualificar todos os agentes e técnicos envolvidos na execução descentralizada desta política pública do Governo Federal, nos âmbitos municipal, estadual e federal, assim como os responsáveis por difundir e transferir as orientações e as informações relevantes do programa para agricultores e produtores rurais. O curso é realizado pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O curso foi lançado no AVA Enagro Virtual e é uma excelente oportunidade para técnicos que desejam atuar pela primeira vez ou aqueles que queiram aprimorar sua atuação no Programa Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário”, destaca a diretora de Desenvolvimento Agrário e Credito Fundiário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Maria Tereza.

Foram disponibilizadas 5 mil vagas em todo o país. O curso que será ministrado na modalidade de ensino a distância, terá duração de 40 horas e haverá entrega de certificado aos participantes. O público-alvo é composto por servidores públicos federais, estaduais e municipais; técnicos de nível superior e nível médio para prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) e crédito rural; pesquisadores, estudantes e professores.

Conteúdo Programático:

Módulo 1 – Atualização de legislações e normas sobre o Programa Terra Brasil e Fundo de Terras;
Módulo 2 – Atualização de legislações e normas sobre condições de financiamento e regras de elegibilidade para acesso ao crédito;
Módulo 3 – Atualização de legislações e normas sobre Projetos Técnicos de Financiamentos e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para operacionalização do crédito fundiário – Terra Brasil;
Módulo 4 – Conhecimento sobre a operação dos serviços públicos digitais de Certificação de Entidades e Técnicos (CET) e de Obter o Crédito Terra Brasil.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate