Em reunião na Senacon, superintendente do Procon Tocantins busca soluções para problemas com empréstimos consignados

Uma das propostas apresentadas, é a possível criação de uma lei que proíba a oferta e contratação de empréstimos de qualquer natureza por ligação telefônica.
por Thaise Marques/Governo do Tocantins
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Walter Viana, sup. do Procon Tocantins, a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues; e o diretor-presidente, Jalil Fraxe/AM - Foto: Foto - Divulgação Procon/Governo do Tocantins

Para discutir sobre práticas abusivas na realização de empréstimos consignados e a melhoria nos serviços de telefonia no Tocantins e o estado do Amazonas, o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, esteve reunido com a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues; e com o  diretor-presidente, Jalil Fraxe. A reunião em Brasília (DF), nesta segunda-feira, 31 de maio.

Na ocasião, referente aos empréstimos consignados, os gestores estaduais solicitaram que a Senacon adote medidas para coibir práticas abusivas como a cobrança indevida dos empréstimos não solicitados pelos consumidores.

Também foram abordadas as possíveis soluções para evitar as ligações indesejadas de instituições financeiras aos consumidores. Uma das propostas apresentadas é a possível criação de uma lei que proíba a oferta e contratação de empréstimos de qualquer natureza por ligação telefônica. Principalmente para aposentados e pensionistas.

“É inoportuno a forma que as financeira atuam. As diversas fraudes e o oferecimento de empréstimos consignados por telefone proporcionam um enorme transtorno aos consumidores. Isso nos causa uma preocupação maior, porque muitos consumidores tocantinenses têm recebido dinheiro de empréstimos consignados em suas contas, sem nenhuma solicitação por parte dos mesmos”, explicou Viana.

Outra pauta discutida com a Senacon foi a melhoria na prestação de serviços de internet via dados e banda larga, além da ampliação do sinal de telefonia em vários municípios da região Norte que ainda não possuem sinal de qualidade.

“Reafirmo nosso compromisso em defesa dos consumidores tocantinenses e na busca constante por melhorias na harmonia das relações de consumo”, afirmou o superintendente.

Demandas dos consumidores tocantinenses são prioridades na reunião em Brasília - Foto - Divulgação Procon/Governo do Tocantins
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