Comissão da AFISPROCON visita líder do governo na Assembleia Legislativa

O intuito da visita foi dar segmento às discussões com Governo do Tocantins, quanto a importância da fiscalização realizada pelo órgão de defesa do consumidor para a sociedade e da valorização dos esforços feitos por esses profissionais.
por Kaliton Mota/Governo do Tocantins*
-
Reunião com a liderança do governo do Tocantins objetiva para debater o aperfeiçoamento das atividades fiscais, promovendo melhorias para a categoria - Foto: Foto - Divulgação Procon/Governo do Tocantins. file_download

Nesta terça-feira, 09, os fiscais que compõem a comissão de criação da Associação dos Fiscais do Procon Tocantins (AFISPROCON), juntamente com o superintendente do órgão de defesa do consumidor, Walter Viana e o gerente de fiscalização Magno Silva, se reuniram com o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), deputado Ivory de Lira (PCdoB), para debater o aperfeiçoamento das atividades fiscais, promovendo melhorias para a categoria.

O intuito da visita foi dar segmento às discussões com Governo do Tocantins, quanto a importância da fiscalização realizada pelo órgão de defesa do consumidor para a sociedade e da valorização dos esforços feitos por esses profissionais.

Para o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, esse é um grande passo dado pelos fiscais do órgão, visto o empenho desses profissionais. 

“É um momento importante. O profissional valorizado, que busca seus direitos e dá o seu melhor, sem dúvida, entrega melhores resultados para o Procon Tocantins e, sobretudo, para o consumidor, que é a nossa prioridade”, destaca Walter, ressaltando que o órgão de defesa do consumidor apoia a capacitação, valorização e também os direitos dos servidores. 

A fiscal e membro da comissão para a criação da AFISPROCON, Ionara Mariani, fala sobre a intensificação das fiscalizações em decorrência da pandemia da Covid-19, como um exemplo, as pesquisas de preço, feitas para monitorar os valores no sentido de evitar abusos por parte dos fornecedores, que antes da pandemia eram realizadas uma vez por mês e que, durante a pandemia, passou a serem feitas diversas vezes na semana, por conta dos constantes aumentos de preço de itens essências para a prevenção à Covid-19, como o álcool em gel e máscaras.

“Nesta pandemia a demanda da fiscalização aumentou muito. Tivemos que intensificar as ações, por conta das variações de preços e ainda realizamos missões conjuntas com as forças de segurança, onde as equipes, além de cumprirem com o seu expediente normal, trabalharam durante a noite para fiscalizar estabelecimentos, como na Operação Tolerância Zero”, destacou a fiscal lembrando que o Procon atendeu diversas demandas do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) e da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

Comissão

A comissão de criação é formada por fiscais das relações de consumo, que se uniram objetivando criar a Associação dos Fiscais do Procon Tocantins (AFISPROCON), que busca coletivamente melhorias e valorização profissional para toda a categoria.

*Estagiário sob a supervisão da jornalista Luciene Lopes

 

keyboard_arrow_up