PM lança programa de prevenção à saúde do policial militar

por Gisele Burjack/Governo do Tocantins
-
Solenidade foi realizada pela diretoria de Saúde e Promoção Social
Solenidade foi realizada pela diretoria de Saúde e Promoção Social - Foto: Ademir dos Anjos

Foi lançado na manhã desta quarta-feira, 27, o “Programa de Prevenção à Saúde do Policial Militar”, em solenidade realizada no auditório do Quartel do Comando Geral da PM (QCG), em Palmas. Na ocasião, o comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa e o diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins, coronel da reserva Luis Cláudio Gonçalves Benício, assinaram a portaria que institui o programa.

O objetivo do programa foi alinhar propostas à política do Ministério da Saúde, a fim de reduzir o adoecimento e/ou mortes por doenças que possam ser prevenidas. Para tanto, serão estabelecidos periódicos de saúde para todo o efetivo, visando prevenir e/ou identificar doenças que possam comprometer a qualidade de vida dos militares.

Para o tenente-coronel Marcílio Barbosa Mendes, presidente da Junta Médica da PM, focar em estratégias de prevenção é o caminho para garantir que os militares cheguem ao fim da carreira, com disposição e saúde para usufruírem da reforma (aposentadoria).

“O militar tem que se preocupar principalmente com doenças que possam ser prevenidas ou controladas. Temos uma estatística nacional alarmante de que, o militar que chega a reserva, vive em média apenas mais cinco anos. Mas isso pode ser revertido e o papel da Saúde é atestar que ele tenha acesso aos serviços disponíveis pela instituição”, afirmou o coronel Marcílio.

Por meio da Fundação Pró-Tocantins, a Polícia Militar busca parcerias com clínicas médicas e laboratórios para ofertar ao servidor e seus familiares exames com um custo reduzido. “Temos o desafio de conseguir essas parcerias, mas creio que não será difícil, pois a instituição levará para essas empresas um grande número de pessoas”, disse o diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins, coronel Benício.

Promoção de ações preventivas

Em seu discurso, o comandante-geral da PM declarou que por meio do programa, os militares terão acesso a diversos benefícios implantados pela diretoria de Saúde e Promoção Social. “O nosso efetivo será incentivado a participar das propostas previstas no programa. Inclusive, ele está em construção, portanto, aberto a sugestões, críticas e mudanças”, afirmou o coronel Jaizon.

A solenidade foi realizada pela diretoria de Saúde e Promoção Social da Polícia Militar, com a direção do tenente-coronel Wesley Borges Costa, e da coordenadora Estadual de Enfermagem da PM,  major QOS Melissa Vasconcelos. Após a solenidade, foi servido um coffee break aos participantes, onde puderam confraternizar.

Coronel Jaizon assina portaria do Programa de Prevenção à Saúde do Policial Militar - Ademir dos Anjos
PM cuida da saúde do seu efetivo - Ademir dos Anjos
PM acredita que a prevenção é a melhor saída - Ademir dos Anjos
Portaria assinada pela PM e Fundação Pró-Tocantins - Ademir dos Anjos
keyboard_arrow_up