Em solenidade inédita, PGE dá posse a cinco novos procuradores do Estado

por Thelma Maranhão - Jornalista PGE/TO
Procurador-Geral abriu a solenidade virtual
- Foto: Reprodução

Inaugurando um novo formato de solenidade, o Conselho de Procuradores do Estado do Tocantins, entidade vinculada à Procuradoria Geral do Estado do Tocantins(PGE/TO), empossou na manhã desta quarta-feira,  5, às 10h, cinco novos procuradores. O evento foi ambiente totalmente virtual, transmitido pelas plataformas Google Meet e YouTube.

Mediados pela tecnologia, procuradores do Estado, servidores e familiares dos novos procuradores, puderam assistir ao momento solene e extremamente importante para os novatos e para a Instituição, sobretudo para a "Subprocuradoria Judicial, nosso braço contencioso, sempre muito sobrecarregado de serviços e demandas", conforme aventou Nivair Vieira Borges, procurador-geral do Estado e também presidente do Conselho.

Os procuradores empossados foram aprovados no último concurso da Instituição, realizado nos anos de 2018/2019, e homologado pelo governador Mauro Carlesse, em maio de 2019. Com esse feito, a PGE passa a contar com 26 procuradores oriundos desse certame, que já ingressaram na Instituição.

No discurso de posse, João Batista do Rêgo Júnior, que falou em nome dos colegas, disse que acredita que, "entre as razões para a escolha de mais um novo desafio, está o sonho de contribuir para o crescimento constitucionalmente sadio de um Estado jovem, mas com ações tão maduras e ousadas no cenário da federação". Reiterando que são impulsionados pela experiência, conhecimento, capacidade e ânimo dos demais colegas que um dia firmaram seu compromisso e estão na dianteira.

A presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins - Aproeto, reiterou que a vinda de Pedro Pavanelli, João Batista do Rêgo, Deyse Lemes, Simone Pires
e Diego Meza Mujica,  engrandece e enobrece a nossa instituição, agregando conhecimento, além de nos proporcionar vitalidade e vigor. Mais um dos convocados para posse, o aprovado Antônio Carlos Rodrigues Aragão Filho, tomará posse dia 12 de maio.

Ao finalizar a série de discursos, o procurador-geral ressaltou que a Instituição espera contar com a contribuição e conhecimento técnico-jurídico de cada um. "Sei que muito farão. Somos uma instituição acolhedora, com procuradores experientes, combativos, dedicados  e atenciosos".

"Digo a vocês que, o que está no slogan da nossa bandeira, na língua indígena Tupi, expressa realmente o nosso sentimento. E é o meu desejo que vocês também passem a considerar como slogan de vocês a partir de agora: "CO YVY ORE RETAMA" ("Esta Terra é Nossa"). O Tocantins agora também é de vocês. Amem, respeitem e defendam este Estado!"

O gestor também agradeceu aos esforços da Subprocuradoria Geral, Corregedoria, Subprocuradoria do Centro de Estudos, Coordenação de Tecnologia da Informação e Ascom pela organização e realização do evento.

- Reprodução