Unidade Penal de Segurança Máxima do Cariri realiza ação de atenção à saúde dos servidores

Iniciativa integra ações do Setembro Amarelo
por Gabriela Santos/Governo do Tocantins
-
Ao todo, 50 policiais penais e servidores participaram da ação em prol da vida na unidade - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Unidade Penal de Segurança Máxima do Cariri, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cariri, realizou na última sexta-feira, 10, uma ação de valorização da saúde mental com os policiais penais da Unidade. A iniciativa integra as ações do Setembro Amarelo, campanha que visa chamar a atenção da sociedade para a prevenção do suicídio e os cuidados com a saúde mental.

Com a participação de 50 servidores, o evento contou com palestra de um psicólogo, massagem relaxante, acupuntura e ventosaterapia com o objetivo de otimizar a execução do trabalho dos policiais no estabelecimento penal, além de trazer bem-estar para o ambiente laboral. Ao final da ação, foram distribuídas mudas de girassol aos servidores, como símbolo de felicidade.

Conforme ressaltou o chefe da Unidade, Alexandre Alves, promover ações que visam otimizar o bem-estar dos servidores é uma maneira de diminuir o efeito da tensão presente no cotidiano das unidades penais. “É de extrema importância realizar ações de atenção à saúde dos nossos servidores, principalmente se considerarmos o fato de que, segundo a Organização Mundial de Saúde, trabalhamos em uma das profissões mais estressantes do mundo. Então dessa forma contribuímos para diminuição do impacto que essa tensão causa no indivíduo dentro do ambiente de trabalho”, afirmou.

Mais ações

Ainda durante o mês de setembro, serão realizadas mais duas atividades de valorização e preservação da saúde mental. No dia 17, a ação será voltada para os servidores da unidade; e no dia 20, para os custodiados.

Dentre as ações, foram realizados atendimentos de acupuntura nos servidores - Seciju/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up