Tocantins encerra participação nos Jogos Escolares Brasileiros com 13 medalhas

Evento foi encerrado nessa quinta-feira, 4, com as finais das modalidades coletivas
por Fábio Almeida/Governo do Tocantins
-
Estudantes-atletas da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares conquistam medalha de prata no basquete série bronze - Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

Após seis dias de competições, a delegação do Tocantins encerrou nessa quinta-feira, 4, sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021, com um total de 13 medalhas conquistadas pelos estudantes-atletas que vieram ao Rio de Janeiro, muitos pela primeira vez, participar da maior competição escolar do Brasil. O evento teve início no dia 29 de outubro e a delegação tocantinense fecha sua participação nos JEBs com 13 medalhas conquistadas. 

O superintendente de Esportes, Juventude e Lazer, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e também chefe da delegação do Tocantins, Clay Rios, ressaltou a importância da participação dos estudantes tocantinenses. "É gratificante ver os nossos estudantes participando de um evento como esse, pois gera um ganho escolar, físico e mental. Com certeza, isso ficará marcado na vida desses jovens. É um momento de intercâmbio e de muita aprendizagem".

A última medalha da delegação foi conquistada pelas estudantes-atletas do time de Futsal da Escola Estadual Indígena Mãtyk, de Tocantinópolis, que levam para sua comunidade medalha de bronze na série prata dos JEBs.

A capitã do time, Darcyara Apinajé, de 14 anos, frisou estar muito feliz em ter representado a delegação do Tocantins na modalidade Futsal. “Foram muitos desafios para estar aqui, mas sempre lutamos para realizar esse sonho que parecia impossível. Tudo o que vivenciamos nesses dias será lembrado durante a nossa vida”.

Também nessa quinta-feira, as estudantes-atletas da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, de Palmas, ganharam medalha de prata no Basquete série bronze, e as estudantes do Colégio Dom Bosco, de Palmas, ganharam medalha de ouro na série bronze do Voleibol.

Resultados

A delegação tocantinense conquistou as medalhas nas modalidades de Atletismo- 5 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze); Ciclismo - 2 medalhas (1 de prata e 1 de bronze); Karatê - 1 medalha de prata; Taekwondo - 1 medalha de bronze; Vôlei de praia - 1 medalha de ouro (série cobre); Futsal feminino - 1 medalha de bronze (série prata); Basquete feminino - 1 medalha de prata (série bronze); Vôlei feminino - 1 medalha de ouro (série bronze).

Além dessas medalhas, o Tocantins conquistou resultados inéditos em algumas categorias do Atletismo, como por exemplo, a 4ª colocação no Salto em distância pelo estudante João Lucas Oliveira, da Escola Estadual Professora  Augusta Vaz, de Combinado; 5ª colocação geral no Revezamento 5 x 80m pela equipe composta pelos atletas João Lucas Oliveira, Miguel Antônio dos Santos, do Colégio Estadual de Itacajá, Felipe da Silva Brito, do Colégio Estadual de Lavandeira, Gabriel Pereira Santos, do Colégio Estadual Ernesto Barros, de Colinas e Arthur de Sousa Cruz, da ETI Almirante Tamandaré, de Palmas.

Nos JEBs 2021, a delegação tocantinense contou com 259 integrantes, entre atletas e  comissão técnica e competiu nas seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação, Tênis de mesa, Futsal masculino e feminino, Basquete masculino e feminino, Handebol masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, Vôlei de praia, Taekwondo, Karatê, Wrestling e Xadrez.

Time de futsal da Escola Indígena Mãtyk, de Tocantinópolis, conquista medalha de bronze na série prata - Márcio Vieira/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up