Profissionais de saúde participam de teleconferência sobre o HPV nesta quinta-feira, 14

Evento pretende levar conhecimento e prevenção sobre o Papilomavírus Humano – HPV, causador do câncer de colo de útero
por Gabriela Almeida/Governo do Tocantins
-
Vírus do HPV é o principal causador do câncer de colo de útero - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde/Gerência de Imunização, realiza nesta quinta-feira, 14, a Teleconferência Conhecimento e Prevenção Sobre Papilomavírus Humano - HPV, voltada para as equipes municipais de Imunização.

A teleconferência será transmitida pela plataforma Zoom, às 14h30, com a participação do especialista em cirurgia oncológica, o médico Ricardo Rodrigues de Souza.
     
Prevenção

Para os meninos, a vacina protege contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. 

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Para acessar, basta clicar aqui!

keyboard_arrow_up