Procon Tocantins destaca cuidados nas compras para o Dia dos Namorados

Consumidor deve planejar as compras de acordo com o orçamento e evitar dívidas
por Kaliton Mota/Governo do Tocantins*
-
Consumidor deve realizar pesquisa de preço antes de fazer compras - Foto: Procon/Governo do Tocantins

O Dia dos Namorados é comemorado no próximo sábado, 12 junho. A data, que é marcada por troca de presentes entre muitos casais, exige alguns cuidados na hora da compra. O consumidor deve pesquisar os preços, ter cuidado com propaganda enganosa, políticas de trocas, entre outras informações que devem ser fornecidas ao consumidor. 

O Procon alerta que o consumidor, antes de qualquer compra, deve estar atento aos cuidados com a pandemia da Covid-19, uma vez que muitos ainda optam em realizar a compra do presente em lojas físicas. Outro ponto importante a ser destacado é se planejar de acordo com o orçamento e evitar dívidas.

Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins, ressalta ainda que a pesquisa é importante nesse momento. “Não há melhor caminho na hora de ir às compras a não ser pesquisar bem os valores em diferentes estabelecimentos. A pandemia da Covid-19 fez com que várias lojas em todo o país oferecessem outros meios de venda, como por exemplo redes sociais e sites, o que, nesse momento, ajuda o consumidor a pesquisar em mais estabelecimentos em um menor tempo e com a segurança de estar em casa”, destaca.

Compras pela internet

Além de todos os cuidados com relação ao pagamento e aos prazos de entrega, desconfie de ofertas muito vantajosas. Fique atento à reputação da empresa, usando sites de avaliação. Além disso, confira se no site há CNPJ, endereço físico e contato telefônico da empresa.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, alerta para exageros. “Nesse período, pode haver um excesso de gastos que, no futuro, podem acarretar em dívidas acima do orçamento. O ideal é que o consumidor se atente ao que ele pode comprar no momento, não agindo apenas por emoção”, orienta.

Pacotes

Alguns casais escolhem como presente dar uma viagem, passar o fim de semana em um hotel fazenda ou comemorar o Dia dos Namorados em algum lugar romântico. No caso dos pacotes de viagens, é importante que o consumidor leia o contrato com a agência de viagem ou operadora e verifique serviços e passeios que estão inclusos, políticas de cancelamento e, acima de tudo, a documentação.

Os casais que escolheram passar a noite no motel devem consultar com antecedência o valor cobrado pelo período de permanência e se a suíte escolhida tem todos os itens que foram divulgados. Além disso, para evitar surpresas na hora de pagar a conta, o Procon orienta que o casal verifique os preços dos itens do frigobar e se os produtos estão dentro do prazo de validade.

Fraudes e propagandas enganosas

O Procon alerta ainda que alguns cuidados devem ser tomados para que não caiam em golpes e sejam vítima de propaganda enganosa. As orientações são válidas tanto para loja física quanto para compras on-line.

Fique atento:

Verifique as medidas de segurança de dados oferecidas pela loja virtual aos seus clientes;

Exija sempre nota fiscal, pois ela é seu comprovante de compra; Desconfie de preços excessivamente baixos;

Prazo de entrega muito longo pode significar que o vendedor não dispõe do produto à pronta-entrega;

Pesquise sobre todas as características do produto antes de fechar a compra para evitar desentendimentos;

Não permita que o site armazene seus dados para compras futuras; faça print ou tire fotos das ofertas anunciadas; e preste atenção na política de troca de cada empresa.

Denuncie

Em caso de denúncia, o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151 ou utilizar o Whats Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, basta entrar no site www.procon.to.gov.br e clicar Faça sua Reclamação aqui, preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados.

*Estagiário sob a supervisão da jornalista Thaise Marques

keyboard_arrow_up