Governo do Tocantins promove ações em alusão ao Setembro Verde

Campanha busca promover a conscientização sobre a doação de órgãos
por Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Ações visam mobilizar toda a sociedade para o ato de doar órgãos - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

Em busca de promover a conscientização sobre a doação de órgãos e reduzir a fila de espera, que é bem maior que o número de doações, todos os anos é realizada a campanha Setembro Verde. O mês é escolhido, por ser, o dia 27 de setembro, o Dia Nacional do Doador de Órgãos. No Tocantins, a Central Estadual de Transplantes do Tocantins (Cetto), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoverá ações relacionadas ao tema.

A Cetto é a responsável por coordenar, fiscalizar e regular todas as atividades do processo de doação e transplante no Estado. “Temos trabalhado para o aumento e a efetivação das ações em doação, orientação e informação e, dessa forma, promovendo o fortalecimento dos serviços executados no Estado do Tocantins”, afirmou a enfermeira e coordenadora da Central, Marília Batista Ribeiro.

Dentre as ações previstas no Setembro Verde estão: curso acolhimento familiar e comunicação de más notícias (10 de setembro); curso em processo de doação de órgãos e tecidos para transplante (18 de setembro); decoração da Cetto e prédio do Anexo VII da SES, para as ações do Setembro Verde/2021 (20 de setembro); ação com servidores do anexo VII, com distribuição de material educativo e lembranças (21 de setembro); visita ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), parceiro nos processos de doação de órgãos e tecidos (22 de setembro).

“Além disso, teremos uma live, no dia 22 de setembro, em homenagem aos hospitais notificantes de morte encefálica, públicos e privados [Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Unimed-Palmas, Hospital Palmas Medical] quando será entregue pela deputada Estadual Luana Ribeiro, selo Por uma nova vida’”, destacou Marília Batista.

Seguindo a programação, ainda haverá ação com todos os servidores da SES (23 de setembro); visita ao Corpo de Bombeiros, também parceiro nos processos de doação de órgãos e tecidos (24 de setembro); passeio ciclístico em Palmas (25 de setembro); soltura de balões na Praça dos Girassóis (26 de setembro) e para finalizar um café da manhã com os servidores da Cetto (27 de setembro).

Cetto prepara programação especial para o Setembro Verde - André Araújo/Governo do Tocantins