Governo do Tocantins entrega de kits de alimentos para estudantes da rede estadual de Crixás e Aliança do Tocantins

Nos municípios de Crixás do Tocantins e Aliança do Tocantins, serão entregues 839 kits de alimentos
por Cláudio Paixão e Guilherme Gandara/Governo do Tocantins
-
A terceira etapa da entrega dos kits de alimentos para estudantes da rede estadual de ensino iniciou pela região sul - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A terceira etapa da entrega de kits de alimentos para os estudantes da rede estadual de ensino, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou nesta sexta-feira, 11, pelos municípios de Crixás do Tocantins e Aliança do Tocantins, na região sul do Estado. Os carregamentos já chegaram a todas as unidades de ensino desses municípios, e os alimentos já podem ser retirados pelos estudantes ou seus responsáveis.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, que está acompanhando o início da entrega, destacou o objetivo da ação. "Essa é uma grande onda de solidariedade que envolve todos os profissionais da Educação, que são responsáveis por organizar e fazer com que os alimentos cheguem às mesas das famílias dos nossos alunos e que possam ser um auxílio neste momento pandêmico", pontuou.

Adriana Aguiar reforçou que, embora as aulas tenham retomado, muitas famílias precisam do auxílio. "Enquanto metade dos estudantes está na escola, outra metade está em casa. É um complemento, já que muitos alunos têm na alimentação escolar sua principal refeição e, no período em que estão em casa, esse alimento faz falta", ressaltou.

Já o titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Alves, destacou que o Governo do Tocantins está desenvolvendo um trabalho conjunto em prol de todos os tocantinenses. "Por determinação do governador Mauro Carlesse, enquanto a Seduc atende as famílias dos estudantes, nós atendemos outras famílias em situação de vulnerabilidade", apontou.

Beneficiários

A funcionária pública Suellen Viana da Silva, de 31 anos, cuida sozinha dos dois filhos. Para ela, os kits entregues na Escola Estadual Olavo Bilac, em Crixás do Tocantins, fazem toda a diferença. "Muitos alunos não têm recurso e, com a distribuição desses alimentos, podemos oferecer uma alimentação de mais qualidade para os nossos filhos", comemorou.

Mãe, estudante e vendedora, assim se define Islene Barros Lima, que está concluindo a segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual Olavo Bilac, onde também tem uma filha matriculada. Para ela, os kits são grandes conquistas. "Sou vendedora autônoma e, lá em casa, só eu trabalho e, com a pandemia, as vendas caíram muito. Então, para a gente que recebe esses alimentos é motivo de muita alegria. O Governo está de parabéns".

A trabalhadora rural, Maurícia Pereira de Sousa, foi uma das primeira a retirar os kits na Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, de Aliança, onde tem três filhos matriculados. "Fico feliz de receber esses kits de alimentos neste momento. As coisas estão difíceis, mas os kits vão ser uma ajuda importante para os meus filhos e minha família", ponderou.

Transparência e controle

Os processos referentes às aquisições e aos contratos realizados no contexto da Covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência pelo endereço: http://www.transparencia.to.gov.br.  Para consultar, acesse na página principal a aba azul - Consulta Contratos Emergenciais -, e a aba verde - Gráficos dos Empenhos e Pagamentos -, e informe-se sobre todos os trâmites.

É importante ressaltar que compras diretas, ou seja, sem licitação, estão autorizadas pela Lei Federal n° 13.979/2020 – de enfrentamento à Covid-19, somente para atender a situação emergencial provocada pela pandemia.

Legislações federal e estadual, referentes a este contexto, estão disponíveis para consulta no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) pelo link https://www.cge.to.gov.br/legislacao/legislacao/legislacao-aplicada-a-covid-19/.

Islene Barros Lima recebeu seu kit de alimentos e da filha que estuda na mesma escola que ela - Mateus Oliveira/Governo do Tocantins
A funcionária pública Suellen Viana da Silva comemorou o recebimento dos alimentos - Mateus Oliveira/Governo do Tocantins
A trabalhadora rural Maurícia Pereira de Sousa recebendo os kits de alimentos das mãos da titular da Seduc Adriana Aguiar - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up