Governo do Tocantins e Mapa reforçam parcerias para atender produtores da agricultura familiar

Prefeitos e secretários municipais de agricultura, agricultores e técnicos participaram das discussões
por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
Na live, participaram cerca de 150 pessoas, entre prefeitos e secretários municipais de agricultura, agricultores e técnicos da Seagro - Foto: Agricultura/Governo do Tocantins

Em live na tarde dessa quarta-feira, 21, o Governo do Tocantins, por meio do titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum, estiveram debatendo os principais projetos e os programas para o desenvolvimento dos produtores, principalmente os agricultores familiares do Tocantins. Na live, participaram cerca de 150 pessoas, entre prefeitos e secretários municipais de agricultura, agricultores e técnicos.

Na sua explanação, o secretário César Halum apresentou os programas e os projetos do Mapa que estão disponíveis para atender os agricultores familiares. Entre as demandas a serem implementadas estão os reforços nas ações de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater), linhas de financiamentos do Crédito Fundiário, Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), crédito rural, cooperativismo, dentre outros.

César Halum apontou alguns dados relacionados à importância econômica da Agricultura Familiar na produção de alimentos. “No Brasil, cerca de 77% da produção é oriunda da agricultura familiar, ocupando 67% da mão de obra, ou seja, em torno de 10 milhões de pessoas”, detalhou o secretário, que reforçou que “A criação do  Selo Nacional de produtos da agricultura familiar é mais um ganho econômico  para que os agricultores possam produzir e expandir sua comercialização, gerando renda no campo. Atualmente, são 7.740 produtos identificados e registrados como Selo Nacional”, concluiu César Halum.

Em relação aos investimentos na habitação rural, César Halum lembrou que “em 2020, foram construídas 15 mil unidades habitacionais no campo; e em 2021, queremos alcançar a marca das 25 mil unidades”.

O secretário da Seagro, Jaime Café, falou das parcerias e da busca por recursos para atender as demandas existentes, principalmente voltadas para os pequenos produtores. “Essa é a intenção do Governo do Tocantins, reforçar as parcerias para, de mãos dadas, desenvolver projetos sustentáveis aos produtores tocantinenses”, reforçou.

Jaime Café lembrou ainda que uma das ações que estão previstas para reforçar a produção na agricultura familiar, na próxima safra, é a distribuição de 50 mil toneladas de calcário, sementes de milho, arroz e feijão, isso sendo organizado pelos secretários de agricultura dos municípios.