Ferramenta disponibilizada pela ATI organiza e centraliza qualificações de servidores públicos

No sistema Qualifica, informações de qualificações dos servidores são reunidas e aproveitadas pelo Governo do Tocantins em atos de progressões funcionais
por Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
Instrutor do curso, Pedro Júnior Ferreira, frisa que o Qualifica é uma ferramenta eficaz para os profissionais - Foto: Tecnologia/Governo do Tocantins

Uma importante ferramenta para a validação de qualificações dos servidores está disponível para a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Com o sistema Qualifica, disponibilizado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), as informações de qualificações dos profissionais serão organizadas e centralizadas em um único ambiente.

No Qualifica, as informações de qualificações dos servidores da Seduc como graduações, pós-graduações e demais cursos são reunidas com o intuito de promover um banco de talentos, a serem aproveitadas pelo Governo do Tocantins em atos de progressões funcionais. O sistema é integrado ao Portal do Servidor, ao Sistema de Folha de Pagamento do Estado (Ergon) e ao Sistema de Capacitação Funcional (Sicap).

A ferramenta já estava disponibilizada aos servidores do Quadro Geral do Estado, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Agora, os servidores da Seduc foram capacitados para utilizarem o Qualifica.

O instrutor do treinamento e chefe da Divisão de Implantação da ATI, Pedro Junior Ferreira, frisa que o Qualifica é uma ferramenta eficaz para os profissionais. “O Qualifica vem para modernizar e otimizar a validação de cursos de qualificações. Assim, para a Seduc, será uma ferramenta eficaz de viabilização das definições de políticas de qualificação pessoal, valorizando o servidor público e promovendo uma gerência transparente dos serviços públicos”, afirma.

Fluxo

Os servidores poderão cadastrar, no sistema, as informações e direcioná-las aos recursos humanos que será responsável pela conferência de originalidade das mesmas e do certificado da qualificação. Após esse processo, o RH fará o encaminhamento às Unidades de Ensino encarregadas pela validação das qualificações do quadro da Seduc para eventos/atos de progressão.