Estudantes tocantinenses participam das provas que avaliam a Educação Básica

Seduc reforça a importância dos estudantes fazerem as provas para avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem
por Josélia de Lima/Governo do Tocantins
-
Celestina Souza ressalta que as provas serão realizadas obedecendo a todas as recomendações dos órgãos de Vigilância Sanitária - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

As escolas do Tocantins realizam, nesta semana, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estudantes matriculados nas turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª e 4ª série do ensino médio. O Saeb engloba provas de Língua Portuguesa e Matemática, que poderão ser aplicadas no período de 8 de novembro a 10 de dezembro.

O Saeb é uma avaliação nacional, preparada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem a finalidade de nortear os indicadores educacionais na elaboração de políticas públicas para o Brasil, regiões, estados e municípios. Além disso, serve para avaliar a qualidade e a eficiência da educação básica, e subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas no setor da educação.

A gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Celestina Souza, explica que é importante que os estudantes façam as provas. “Por meio do desempenho dos alunos na avaliação do Saeb, juntamente com o fluxo de aprovação, reprovação e evasão escolar, a instituição de ensino tem o seu Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, frisa.

É importante também lembrar que as provas serão realizadas obedecendo todas as recomendações dos órgãos de Vigilância Sanitária. “Durante a realização das provas, as turmas serão divididas em duas e somente permanecerão na escola, os alunos que farão as provas do Saeb, medidas para evitar aglomeração. Será observado o uso de máscaras, bem como a higienização das mãos”, frisou Celestina Souza.

Conexão Saeb

Para preparar os estudantes para as avaliações do Saeb, a Seduc preparou um material de orientações para gestores, professores e estudantes. E orientou as escolas a realizarem simulados do Saeb, com o objetivo de esclarecer os alunos sobre as provas, como preencher os cartões-respostas e os procedimentos que devem tomar, como guardar os aparelhos celulares nas mochilas, entre outros.

keyboard_arrow_up