Competições da 14ª Paralimpíadas Escolares começam nesta quarta- feira 24, com participação de 17 estudantes do Tocantins

Paratletas tocantinenses foram selecionados durante os Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins, realizados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes
por Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
-
Delegação do Tocantins tem 35 integrantes de todas as regiões do Estado - Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A 14ª edição das Paralimpíadas Escolares, realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) teve início na noite dessa terça-feira, 23, em São Paulo. A cerimônia de abertura, este ano com participação reduzida, em decorrência dos protocolos de biossegurança, foi transmitida pelo Facebook e YouTube.

A delegação tocantinense, foi representada na solenidade pelo superintendente de Juventude e Esportes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes ( Seduc), Clay Rios e pelo estudante Hentony Santos Carvalho, da Escola Estadual Machado de Assis, de  Araguanã.

As Paralimpíadas Escolares têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Durante a abertura, o vice-presidente do Comitê, Yohansson Nascimento, discursou sobre a relevância do evento, que conta em 2021, com a participação de 17 atletas do Tocantins.

"As Paralimpíadas Escolares me emocionam muito. Hoje, passei pelo CPB e vi muitas crianças, que orgulham suas famílias. Tenho certeza de que sairão muitos medalhistas paralímpicos desta edição ", afirmou Yohansson Nascimento.

Competições

As disputas acontecem de 24 a 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo . Os estudantes tocantinenses, com idades de 11 a 17 anos, irão disputar as modalidades: atletismo (corrida, salto a distância, arremesso de peso e lançamento de dardo e disco), natação, parabadminton e tênis de mesa. A delegação completa é formada por 35 integrantes entre atletas, técnicos, dirigentes e staffs.

Os atletas tocantinenses foram os campeões dos Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets), promovido pela Seduc.

Iniciada em 2009, as Paralimpíadas Escolares não foram realizadas em 2020 devido à pandemia da covid-19. Na última edição, em 2019, mais de 1.200 atletas de todo o País participaram da competição. O Tocantins conquistou 38 medalhas, sendo 19 de ouro.

Confome Clay Rios, para este ano, a expectativa da organização é superar os números de 2019. “Acreditamos firmemente que teremos um participação ainda mais expressiva, mas também no melhor  rendimento dos nossos paratletas para além do número de medalhas, por ter a clareza de que este é o momento em que nossos paratletas buscam superar seus limites”, frisou o superintendente de e Esportes e Lazer da Seduc.

Em seu segundo ano nas Paralimpíadas, o porta bandeira do Tocantins, Hentony Santos Carvalho, de 14 anos, está confiante. Em 2019, ele conquistou três medalha no Atletismo, sendo uma de ouro e duas de prata. " Vou fazer as provas de corrida de 250 e 75 metros, e o arremesso de dardo. Espero voltar pra casa com três medalhas dourada", revelou.
 

Cerimônia de abertura foi restrita para autoridades e porta-bandeiras dos estados - Alan Morici/CPB
Clay Rios e Hentony Carvalho representaram o Tocantins na cerimônia de abertura - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
keyboard_arrow_up