ATI implanta Sistema de Diárias em órgãos do Governo do Tocantins

Com os órgãos aptos a utilizarem a ferramenta, todo o controle das solicitações de viagens será feito via sistema
por Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
Sistema será disponibilizado gradativamente aos órgãos do Governo do Tocantins - Foto: ATI/Governo do Tocantins

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) iniciou a implantação do Sistema de Diárias nos órgãos do Governo do Tocantins. Os primeiros a receberem o sistema foram, além da Agência, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a Secretaria de Estado da Administração (Secad), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Junta Comercial do Tocantins (Jucetins). Com os órgãos aptos a utilizarem a ferramenta, todo o controle das solicitações de viagens, relatórios e ordens de pagamentos das diárias serão feitas via sistema.

A ferramenta, desenvolvida pela ATI, permite a criação de solicitações de diárias com itinerários, tipos custeios e incluir servidores e colaboradores eventuais. Já integrada à estrutura organizacional, ao Sistema Planeja e ao Sistema de Gestão de Documentos (SGD), a ferramenta proporciona, ainda, a criação de documentos como solicitações, portarias, relatórios de viagens, geração de ordem de pagamento e a realização do bloqueio de solicitações de viagens para servidores que, porventura, possuírem relatórios pendentes no sistema.

O presidente da ATI, Thiago Maciel, afirma que a Agência tem cumprido o seu papel de órgão gestor de tecnologia e garantido, ao Governo, ferramentas que promovam mais controle e transparência dos processos. “A ATI tem trabalhado no desenvolvimento e na disponibilização de tecnologias que facilitam e dão mais agilidade no fluxo de trabalho dos órgãos públicos de forma que promovam mais controle, agilidade e transparência dos processos do Governo”, ressalta.

O sistema será disponibilizado gradativamente aos órgãos do Governo. Instrutor do treinamento e desenvolvedor de Diárias, Patrício Marques, avalia que o treinamento aos primeiros órgãos a receberem o sistema evoluiu de forma positiva. “O Sistema de Diárias veio para dar maior agilidade aos processos de solicitação e pagamento de diárias ao servidor. Assim, o treinamento evoluiu de forma positiva, uma vez que houve uma boa participação e a interação com os servidores”, afirma.