Projeto cria ações de conscientização sobre a importância do Cerrado

Projeto está sendo realizado no formato de gincana, no qual serão premiados aqueles que conseguirem produzir e entregar o maior número de mudas de árvores nativas
por Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins
-
Projeto Amigos do Cerrado é lançado na Escola Agrícola, em Araguacema - Foto: Prefeitura de Araguacema/Divulgação

Sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação do Cerrado, tanto para vida quanto para o sustento das famílias. Esse é o objetivo do projeto Amigo do Cerrado, lançado nesta terça-feira, 1º de junho, no município de Araguacema.  

O projeto será executado no formato de gincana escolar, quando os alunos deverão realizar tarefas voltadas à manutenção do bioma e à conscientização. 

A representante do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no projeto, Aline Vilarinho, que é supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal Cantão, explica que a ideia surgiu durante uma reunião de elaboração conjunta do calendário ambiental de trabalho, realizada no escritório do Naturatins em Araguacema. 

“Todas as ações planejadas dentro do projeto Amigo do Cerrado têm como objetivo envolver a sociedade em ações que primam pelo equilíbrio entre as relações econômicas e ecológicas”, diz Aline.

As ações do projeto serão desenvolvidas pelos alunos das escolas municipais, com apoio de suas famílias. Cada participante, ao aceitar entrar na competição, adotará uma semente e  será responsável pela mesma, devolvendo a muda.

Os participantes também deverão produzir novas mudas a partir das sementes que eles mesmos encontrarem no Cerrado. As mudas produzidas e entregues pelos alunos durante a gincana serão doadas para o Viveiro Municipal de Araguacema. 

De acordo com o calendário divulgado, o encerramento da gincana, com a entrega dos prêmios, está previsto para o dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore. Os prêmios variam de bicicletas, kits de material escolar, brinquedos e excursões. 

O projeto Amigo do Cerrado também premiará os alunos das escolas da rede municipal de ensino de Araguacema que se destacarem na produção de um texto ou pintura, com o tema Meio Ambiente/Cerrado. 

Identificação

No dia 22 de abril, quando foi comemorado o Dia da Terra, a Prefeitura de Araguacema recebeu do viveiro do Parque Estadual do Lajeado a doação de 1,5 mil mudas de árvores nativas, onde parte delas  foi plantada na entrada da cidade e parte será doada à população. 

Na manhã desta terça-feira, 1º de junho, antes do lançamento do projeto Amigo do Cerrado, os parceiros foram até o local fazer a identificação das espécies plantadas, por meio da fixação de plaquinha.

Nesta quarta-feira, 02, a Prefeitura de Araguacema, em parceria com o Naturatins, fará a distribuição de mudas de plantas nativas para a população em geral. Para evitar aglomeração, a entrega será feita no sistema drive thru, na Praça Gentil Veras, a partir das 8 horas. 

O projeto Amigo do Cerrado está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Araguacema, tendo como parceiros o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da APA Ilha do Bananal Cantão; O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Associação de Fruticultores de Araguacema, além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo e Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Edição: Thuanny Vieira

Revisão Textual:

Servidores do Naturatins e da Prefeitura de Araguacema fazem identificação de mudas plantadas na cidade - Prefeitura de Araguacema/Divulgação
Parceiros durante lançamento do projeto Amigos do Cerrado - Prefeitura de Araguacema/Divulgação
Mudas plantadas ainda em abril ganharam plaquinhas de identificação - Prefeitura de Araguacema/Divulgação
keyboard_arrow_up