Orienta Naturatins realiza ação na comunidade quilombola Barra do Aroeira

A ação aconteceu durante a entrega dos Títulos de Regularização Fundiária à Comunidade pelo governador Mauro Carlesse
por Thuanny Vieira/Governo do Tocantins
O Orienta Naturatins levou informações sobre CAR, licença de atrativos naturais, condutor ambiental, dentre outras - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

A comunidade quilombola Barra do Aroeira recebeu nesta sexta-feira, 03,  o Orienta Naturatins, que visa dar orientações e aproximar os usuários sobre os diversos serviços prestados pelo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A ação aconteceu durante a solenidade de entrega de Títulos de Regularização Fundiária à comunidade pelo governador Mauro Carlesse.

Durante a ação a comunidade pôde esclarecer suas dúvidas sobre agricultura familiar, licença de atrativos naturais, empresas de turismo, condutor ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR) dentre outros serviços que o Órgão oferece.

O gerente das Unidades de Conservação, Gilberto Iris destaca a importância de realizar a ação na comunidade. “A principal é que a comunidade quilombola, após ela receber o seu reconhecimento e a sua titularidade, o morador tradicional pode buscar financiamento, recursos para trabalhar, uma agência de fomento e ter um aporte financeiro para desenvolver suas atividades de agricultura familiar, fazer uma melhoria em suas casas. E todos esses processos de financiamento, de melhoria de assistência técnica rural, tudo isso vem primeiro através da atividade de licenciamento, do seu cadastro ambiental rural da propriedade, nesse sentido o Naturatins se faz presente nessa entrega de títulos para isso, para tirar dúvidas, para dar esse primeiro passo, essa comunidade levou 100 anos para ser reconhecida e a partir de agora ela passa ter o título e com isso inúmeras portas se abrirão e o Naturatins está aqui para dar esse suporte”.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Tereza, Roberto Campos ressalta o momento histórico que a cidade e a comunidade estão vivendo.  “É um motivo de satisfação, é histórico esse momento, a luta deles é de mais de 100 anos, o reconhecimento e o título para eles, mas não só para eles, mas também para o município de Santa Tereza é muito importante, porque vamos conseguir buscar recursos, eles são muito empreendedores e precisamos incentivar eles cada vez mais e isso vai abrir portas para que a gente possa buscar parceiros para que eles possam fazer financiamento, buscar investimentos. E essa aproximação com o Naturatins não vai ser difícil, porque a comunidade tem basicamente como atividade principal a agricultura familiar, ou seja, eles não degradam nada mais do que aquilo que é para o seu sustento e o Naturatins vai nos ajudar e nos orientar da forma que devemos fazer de agora em diante.

Orienta Naturatins

O Orienta Naturatins busca promover a aproximação entre o Instituto e os produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores, para fins de orientação sobre os serviços do Instituto. Essa ação faz parte das diretrizes do Governo do Tocantins, para levar informações e facilitar os processos de regularização, reduzir a burocracia e dar celeridade para o desenvolvimento do Estado, sempre respeitando a legislação ambiental.

Em 2021, o Orienta Naturatins já realizou oito edições, atendendo o público dos municípios e região, entre eles, Araguatins, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Palmas, Dianópolis e Mateiros, Araguaína e Colinas.

Governador Mauro Carlesse entregou Títulos de Regularização Fundiária à Comunidade Quilombola Barra do Aroeira - Fernando Alves/Governo do Tocantins