Naturatins realiza capacitação da brigada municipal de Mateiros para prevenção e combate aos Incêndios Florestais.

A ação que fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, teve como objetivo capacitar agentes ambientais do Município de Mateiros.
por Ana Elisa Martins / Governo do Tocantins
-
Naturatins realiza ação de capacitação para MIF de agentes ambientais do município de Mateiros - Foto: Divulgação Naturatins

A programação da semana do Meio ambiente do Naturatins seguiu na ultima Terça feira, dia 08, com capacitação para a equipe de brigadistas do município de Mateiros. Essa ação foi realizada pelos supervisores da Área de Proteção Ambiental (APA) e parque Estadual do Jalapão (PEJ). 

A ação teve como objetivo capacitar a equipe de agentes ambientais da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do Município de Mateiros. Contou com a participação do Secretário de Turismo e diretores da secretaria, além de voluntários. Na capacitação foram trabalhados os conceitos do MIF - Manejo Integrado do Fogo como estratégia para o combate de incêndios florestais que atingem o cerrado ao final da estação da seca (agosto-outubro). 

Ao longo da capacitação, também foram realizados o treinamento dos equipamentos de manejo, apresentação dos EPI (equipamentos de segurança individual) e atividade em campo com a queima prescrita para o treinamento da equipe.

Rejane Ferreira Nunes, supervisora da APA do Jalapão, nos falou um pouco da importância dessa capacitação, segundo ela, “essa ação proporcionou uma troca e aprimoração de conhecimentos nas ações de Manejo Integrado do Fogo e preparo das brigadas nas ações de combate aos incêndios florestais no auge da seca”.

A ação contou com a participação do Secretário de Turismo e Meio Ambiente e de Diretores do município - Divulgação Naturatins
Durante a capacitação foram realizados o treinamento dos equipamentos de manejo, apresentação dos EPI - Divulgação Naturatins
Também foi realizado atividade em campo com a queima prescrita para o treinamento da equipe - Divulgação Naturatins
keyboard_arrow_up