Monumento Natural realiza exposição na celebração de aniversário de Filadélfia no Tocantins

A exposição de fósseis vegetais do Monumento Natural é uma das atrações da programação do 73º aniversário do município
por Cleide Veloso/Governo do Tocantins
-
Visitantes no stand de exposição de fósseis vegetais do Monaf no aniversário de Filadélfia - Foto: Divulgação_Monaf/Naturatins

Na manhã desta sexta-feira, 8, o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) realiza uma exposição de fósseis vegetais na programação do 73º aniversário de Filadélfia. A convite da Prefeitura municipal, a exposição do Monaf aberta ao público acontece na orla da cidade e é uma das atrações da extensa programação de celebração de aniversário do município. 

“Estamos muito felizes pela oportunidade de apresentar através dessa exposição nossas riquezas culturais e histórias. A exposição é composta de material fóssil vegetal (Pteridófitas e Gimnospermas) de origem dos afloramentos que compõem o Monumento Natural, com idade entre (298 - 252) milhões de anos”, destaca Hermísio Alecrim, gestor do Monaf.

Além do prestígio da população, o stand de exposição do Monaf recebeu a visita do prefeito de Filadélfia David Bento junto ao deputado federal Tiago Dimas, ao deputado estadual Issan Saado e ao secretário de Governo Municipal Dalcivan Coelho.

Monaf

O Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que possui sítios paleontológicos e arqueológicos onde são encontrados os fósseis de árvores como pteridófitas, esfenofitas, coníferas e cicadáceas. Esses fósseis constituem uma peça-chave do patrimônio científico mundial, tendo enorme importância para estudiosos que investigam florestas, o clima e a ecologia planetária do período Permiano.

O Monaf é uma das unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a sede deste Monumento está situada em Bielândia, distrito de Filadélfia, região norte do Estado, a aproximadamente 438 km da Capital, e abrange uma área de 32.067 hectares de cerrado. Sua Zona de Amortecimento engloba parte do município de Babaçulândia.

Programação

Além da exposição, a programação de celebração de aniversário do município começou com a com alvorada de fogos e passeio ciclístico e apresentação de saxofonista. Entre as atrações matutinas, além do momento cívico, também acontecem ações da saúde, feira de artesanato e apresentação de cantores regionais. No período da tarde, estão previstos ainda, a inaugurações de prédios públicos, atividades de alongamento corporal, zumba e a noite a celebração se encerra com shows.

Prefeito de Filadélfia David Bento, gestor do Monaf Hermísio Alecrim, deputado Federal Tiago Dimas, deputado Estadual Issan Saado e secretário de Governo Municipal Dalcivan Coelho - Divulgação_Monaf/Naturatins
Stand de exposição do Monumento de Árvores Fossilizadas do Tocantins - Divulgação_Monaf/Naturatins
Exposição de fósseis vegetais na programação do 73º aniversário de Filadélfia - Divulgação_Monaf/Naturatins
keyboard_arrow_up