Evento será realizado pelo Crea-TO, em parceria com o órgão ambiental do Tocantins e Ambto, na próxima quarta-feira, a partir das 14h30, pelo canal do Conselho na plataforma Youtube
por Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins
Minicurso tirará dúvidas sobre o Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental do Naturatins - Foto: Ascom Naturatins

Acontece na próxima quarta-feira, 28, um minicurso sobre o novo sistema utilizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam). O minicurso será realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), por meio de sua Coordenação de Meio Ambiente, com apoio da Associação dos Engenheiro Ambientais do Tocantins (AMBTO) e do Naturatins.

O evento terá início às 14h30, no canal WebTV Crea-TO na plataforma Youtube. A engenheira ambiental Ana Angélica Bosque, que responde pela Secretaria-Geral do Naturatins, fará apresentação do Sigam, que já está em operação dede o final do ano passado. Após a explanação, será feita uma rodada de perguntas, onde o público em geral poderá tirar dúvidas a respeito do novo sistema.

O Crea-TO disponibilizou um link da reunião para que os interessados e usuários do Sigam enviem seus comentário e perguntas sobre o funcionamento do sistema antecipadamente. A ideia dos organizadores é direcionar o conteúdo do minicurso, focando nos pontos que estejam gerando mais dúvidas. O link para o envio de questionamentos é https://www.youtube.com/watch?v=bZZg-wpP3XU.

Também será possível fazer perguntas durante a realização do minicurso, mas serão priorizadas aquelas enviadas antecipadamente. Para fazer questionamentos, o usuário deverá entrar no chat disponível no link liberado pelo Crea-TO, se identificando com nome e título profissional.

Sigam

O Sigam foi projetado para ampliar a capacidade de gestão das licenças e autorizações emitidas pelo Naturatins, por meio de ferramentas que facilitam o monitoramento e a inspeção dos atos, além de interligar as informações geradas nos diversos setores, sendo possível que o técnico tenha conhecimento de todas as ações realizadas em determinado empreendimento de forma mais simples e rápida.

Além dos benefícios técnicos, o Sigam ainda trará economia para o Naturatins, a partir da eliminação do uso de papel, já que os processos serão montados no ambiente digital, e para as empresas e consultores ambientais, que poderão incluir, requerer, visualizar, imprimir documentos, sem necessidade de deslocamento.

Minicurso tirará dúvidas sobre o Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental do Naturatins - Ascom Naturatins