Tocantins é o 6º melhor estado do Brasil para se manter um negócio, informa estudo do Banco Mundial

De acordo com o estudo Doing Business Subnacional Brasil 2021, o Tocantins é o sexto estado onde é mais fácil abrir e manter um negócio. O segundo da região Norte.
por Philipe Ramos e Nayna Peres/Governo do Tocantins
-
Doing Business Subnacional Brasil 2021 é um estudo do Banco Mundial que aponta os melhores estados do Brasil para abrir e manter um negócio - Foto: Divulgação

O Tocantins está na sexta posição entre os estados brasileiros onde é mais fácil abrir e manter um negócio. Considerando apenas a região norte, o estado aparece na segunda posição. Os dados fazem parte do “Doing Business Subnacional Brasil 2021”, estudo do Banco Mundial, divulgado na última terça-feira, 15.

O relatório analisou "boas práticas" e "obstáculos regulatórios" em todos os 26 estados e o Distrito Federal. Os critérios avaliados foram tempo, procedimento e custos para abertura de empresas, obtenção de alvará de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. Para a realização desta análise, foram utilizados dados até 1º de setembro de 2020, apenas das capitais dos estados.

Menos burocracia

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, os bons resultados do Tocantins na abertura e manutenção de novos negócios são reflexo dos esforços da atual gestão, em facilitar a chegada de novos empreendedores ao Estado. “O governador Mauro Carlesse tem uma visão empreendedora e entende que a política de desburocratização torna os trâmites processuais mais ágeis, que é um anseio do setor empresarial. Nosso objetivo é atrair os empresários de todo o país, e também, fomentar a manutenção das empresas aqui instaladas”, concluiu.

De acordo com a presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins, Thaís Coelho, o resultado positivo foi conquistado graças ao empenho de todo o Governo e à exigência do governador Mauro Carlesse em tornar o Tocantins um estado com menos burocracia. “Nós temos como missão ter em nosso estado um ambiente para negócios dinâmico e desburocratizado. Nós, bem como todos as pastas do Governo responsáveis pela economia, estamos trabalhando em sintonia”, explica.

“Queremos conquistar o primeiro lugar, por isso mesmo já estamos em fase avançada de estudo para trazer novidades que tornem o registro empresarial ainda mais fácil”, complementa a presidente.

Edição: Philipe Ramos e Nayna Peres/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Philipe Ramos e Nayna Peres/Governo do Tocantins

Banco Mundial aponta o Tocantins como o segundo melhor estado da região norte para abrir e manter uma empresa - Governo do Tocantins
O secretário da Sics, Tom Lyra, e a presidente da Jucetins, Thaís Coelho, recentemente assinaram Cooperação Técnica que efetiva ainda mais colaboração entre os órgãos -
keyboard_arrow_up